Autoria no documentário: o "filme-ensaio" de Fernando Solanas

Autores

  • Denise Tavares PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v2i17.352

Palavras-chave:

Documentário, Fernando Solanas, Argentina, Cinema documentário, Cinema latino-americano

Resumo

Este artigo insere-se na discussão em torno das definições do que seja documentário e os possíveis - ou não - contornos do gênero, incluindo a configuração da autoria, a partir de "Memoria dei Saque" de Fernando "Pino" Solanas, considerando que o documentário, mesmo observado como objeto de "representação", sustenta-se também pelo grau de adesão à "verdade" ou o "foi assim", tanto em relação ao tema, quanto aos personagens e/ou fatos históricos que apresenta.

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Biografia do Autor

Denise Tavares, PUC-Campinas

Denise Tavares é doutoranda no PROLAM/USP (Programa de Integração Latino- Americano da Universidade de São Paulo) na área de "Comunicação e Cultura". Jornalista, Mestre em Multimeios pelo lA/Unicamp (área: cinema), professora da PUC-campinas e diretora da Faculdade de Jornalismo da mesma Universidade, a partir de 2006.

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Publicado

2007-12-01