Mídia, acesso e mercado da experiência

Autores

  • Isleide Arruda Fontenelle ESPM-SP

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i10/11.537

Resumo

Neste artigo, objetiva-se apresentar e discutir as relações atuais entre midia e mercado a partir das transformações ocorridas no campo da comunicação publicitária, desde a emergência da imagem como valor (historicamente situada na metade do século XX), até o surgimento da 'experiência através do acesso' como aquilo que marca a mais nova etapa nas relações comerciais contemporâneas. No interior dessa discussão, questões relativas à indistinção entre realidade e fantasia, à estetização do valor e à busca pela experiência virão à tona. E é esta última que parece nos encaminhar para o aspecto mais novo das relações entre midia e mercado, especialmente na maneira como 'o mercado da experiência" se formata em função da emergência das novas tecnologias da informação e das transformações da subjetividade delas decorrentes.

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Biografia do Autor

Isleide Arruda Fontenelle, ESPM-SP

Doutora em Sociologia pela USP com pós-doutorado em Psicologia Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP. E professora do programa de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo e autora do livro "O nome da marca: Mcdonald's, fetichismo e cultura descartável", publicado pela Boitempo Editorial, 2002.

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Publicado

2004-12-15