Narrativa cinematográfica em Lamorisse: O poético, o simbólico, o imaginário
DOI :
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i19.408Mots-clés :
poética - simbolismo - imaginário - narrativaRésumé
Esse artigo busca tecer algumas considerações sobre a narrativa do time curta metragem, Le I3a1/on Rouge (França, 1956), de Albert Larnorisse, que, em apenas trinta minutos e com mais de cinquenta anos de existência, soube manter o encantamento do imaginário poético, perpassado por urna linguagem simbólica. A poesia que Lamorisse traduz na suas imagens narrativas confere urna Impressão visual leve e ao mesmo tempo densa, ao evocar metaforicamente OS contos infantis, mesclados corri o surreal, pois o roteiro se torna um poema, traduzido iconográficamente. A simbologia do período modernista é evidenciada nas cenas silenciosas de linguagem falada, mas intensas na linguagem visual, em que a música desempenha um papel de destaque O que não é verbalizado é revertido simbólicamente, tornando visível o invisível. Nessa proposta de técnica narrativa, Larnorisse evoca diversos elementos componentes do imaginário , corno o sonho, a arte, os mitos, o fantástico ou a fantasia.Téléchargements
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Publiée
2008-06-29
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Artigos
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