Apropriar-se da materialidade: (re)visitar a história da escrita e do impresso no Brasil

Auteurs-es

  • Bruno Guimarães Martins Universidade Federal de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.22409/contracampo.v33i2.760

Mots-clés :

Materialidade da comunicação, Campo não-hermenêutico, Impresso no Brasil.

Résumé

Sensíveis às materialidades da comunicação e às diferentes formas de apropriação de mundo “não conceituais” (comer, penetrar e misticismo), assim como formuladas por Gumbrecht para incluir no horizonte da crítica uma perspectiva “não hermenêutica”, buscamos no presente artigo compreender a história dos meios de comunicação no contexto brasileiro, especificamente em relação à escrita e aos impressos. Para tanto, nos aproximamos de três diferentes “lições de escrita” (Lévi-Strauss, Derrida e Certeau) que apontam caminhos para perceber como a escrita é apropriada por uma cultura “ágrafa” e de que forma a própria historiografia pode nos fornecer brechas para pensar o “não escrito” da história. Finalmente, buscamos identificar em nossa história alguns exemplos dessas diferentes formas de apropriação que se desviam da interpretação.

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Biographie de l'auteur-e

  • Bruno Guimarães Martins, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professor Adjunto do departamento de Comunicação Social da UFMG

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Publié

2015-12-17