Empreendedorismo e novas formas de mobilização da subjetividade no mundo do trabalho: implicações possíveis sobre o ethos profissional do jornalista

Autores

  • Michelle Roxo de Oliveira Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM FAAM Centro Universitário
  • Leonardo Mello e Silva Departamento de Sociologia. Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v36i2.1044

Resumo

Partindo de uma reflexão sobre o discurso da “nova governamentalidade empresarial” (DARDOT & LAVAL, 2016), o texto discute implicações da noção de empreendedorismo sobre o ethos profissional do jornalista e sobre o desenho da figura de um profissional mais ou menos valorizado segundo essa nova racionalidade, em um cenário onde a saída para o auto-emprego (criação do “negócio próprio”) é desenhada como alternativa no mercado de trabalho. Argumenta que o esforço para conter uma ação orientada explicitamente ao interesse econômico, própria de um cuidado distintivo cultivado pelo campo profissional (a partir de valores éticos, humanistas), é tensionado, quando se postula uma espécie de síntese entre a figura do jornalista e do sujeito empresarial.  Problematiza ainda o processo de “envelhecimento social” experimentado por jornalistas que não estão em conformidade com novas formas de mobilização da subjetividade postas em funcionamento no mundo do trabalho, vinculadas a noções como flexibilidade, inovação, criatividade, polivalência e capacidade de empreender.

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Biografia do Autor

Michelle Roxo de Oliveira, Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM FAAM Centro Universitário

Professora do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM Centro Universitário. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). E-mail: michelle_roxo@yahoo.com.br

Leonardo Mello e Silva, Departamento de Sociologia. Universidade de São Paulo (USP).

Professor do Departamento de Sociologia da FFLCH-USP. Pesquisador do Cenedic-USP. E-mail: leogmsilva@hotmail.com

Publicado

2017-08-31