E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.28054

Palavras-chave:

Cena musical, música pop, performance, queer.

Resumo

A partir da noção de cena musical, nos propomos – neste artigo – a aproximar algumas performances realizadas a partir dos anos de 1970 por artistas do teatro e da música e certas performances queer da cena musical pop contemporânea brasileira. Observamos estas performances em produções que se dedicaram e dedicam a colocar em questão os limites impostos pelos papéis sociais de gênero; que denunciam o patrulhamento heteronormativo sobre os corpos; e que investem na visibilização de identidades fluidas e diversas. Temos por interesse nesta aproximação perceber um comum que se fez amparado em outras éticas, surgidas de novas circulações estéticas; como a performance daqueles corpos conteve e contém uma potência transformadora da consciência; como o pop se faz político.

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Biografia do Autor

Carlos Magno Camargos Mendonça, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG

Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais ? DCS/UFMG-, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ? PUCMG - (1992), mestre em Comunicação Social pela UFMG (1999) e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP - (2007). Pós-doutorado realizado na Universidad Complutense de Madrid ? UCM-, Espanha (2011/2012). Desenvolve pesquisas com foco na relação entre comunicação e estudos de gênero, performance, corpo, homossexualidade masculina e propaganda, com financiamentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). É um dos líderes de pesquisa do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional - NEEPEC. Para além de artigos em periódicos, capítulos de livros e livros organizados, no Brasil e no exterior, é autor do livro ?E o verbo se fez homem. Corpo e Mídia.? (2013). Membro da equipe de pesquisadores do projeto de cooperação internacional UFMG/Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Bolsista Produtividade CNPq - PQ 2.

 

Felipe Viero Kolinski Machado, UFOP

tualmente é Bolsista de Pós-Doutorado do CNPq (Bolsa de Pós-Doutorado Júnior - PDJ/CNPq: 150038/2018-6) junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Professor Substituto no Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa CAPES. Realizou estágio doutoral no exterior, com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA/ISCTE-IUL), em Lisboa/Portugal (11 meses). É mestre em Ciências da Comunicação também pela UNISINOS, com bolsa CNPq. Realizou estágio junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (3 meses). É jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com bolsa FNDE. Integra os grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (UFMG), Convergência e Jornalismo (ConJor) (UFOP) e o Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC - UNISINOS). Possui experiência profissional em rádio e em televisão e, como docente, já ministrou disciplinas teóricas, metodológicas e laboratoriais (radiojornalismo) na área da comunicação e do jornalismo. Em suas pesquisas interessa-se, principalmente, pelos sentidos mobilizados e construídos, nas mídias e no jornalismo, sobre geração, gêneros e sexualidade

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Publicado

2019-04-29 — Atualizado em 2021-05-01

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