FOTOGRAFIA, CIÊNCIA E MITO Uma interseção estética

Autores

  • Ana Taís Martins Portanova Barros UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i21.42

Palavras-chave:

Fotografia. Ciência. Mito.

Resumo

Passados mais de 170 anos de sua descoberta, a fotografia ainda assombra ciência e senso comum por sua testemunhabilidade, acenando para uma estética profundamente enraizada no tempo vivido. A ciência e, nesse caso especial, a semiologia, vocacionada à desmitologização, fez da fotografia objeto de estudo sob a égide de sua ontologia sígnica em geral, indicial em particular. Paradoxalmente, as tentativas científicas de separar representação de realidade fazem supor o absoluto da realidade fotográfica, retornando ao tempo total do mito, remitologizando o que se queria desmitologizado. Em vez de indicar um erro no procedimento científico, essa recursividade sinaliza a imperatividade da experiência e a presença do illud tempus mesmo no mais racional dos empreendimentos humanos.

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Biografia do Autor

Ana Taís Martins Portanova Barros, UFRGS

Professora do departamento de Comunicação da UFRGS, área de Fotografia. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

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Publicado

2010-09-21