Fotografia, Memória e Arte. Sobras de Geraldo de Barros

Autores

  • Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves FABICO_UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i23.156

Palavras-chave:

Fotografia, Arte, Memória

Resumo

O presente artigo reflete acerca das relações que se estabelecem entre a fotografia e a memória, e no caso específico da série fotográfica Sobras, de Geraldo de Barros, que inspira este trabalho, a transformação dessa matéria (fotografia e memória) em objeto artístico. Três são os eixos temáticos trabalhados: fotografia, memória e arte. Para refletir acerca da relação entre memória e fotografia a perspectiva teórica é bergsoniana. A relação entre percepção e memória será abordada e a partir dela emerge um conceito fundamental, o de imagem-cristal que, acredita-se caracterizar a série Sobras. Em relação à arte o texto é ancorado em autores que abordam as vanguardas históricas e suas relações com a fotografia bem como aqueles que tratam da Fotografia Moderna no Brasil. Ao final os três eixos são convocados de modo que se possa entender a relação da série Sobras com a memória e sua inserção no universo da arte e da imagem-cristal.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves, FABICO_UFRGS

Professora Doutora, Adjunto III, área fotografia, do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade federal do Rio Grande do Sul. Mestrado e Doutorado na Escola de Comunicação da Universidade federal do Rio de Janeiro. Fotodocumentarista.

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Publicado

2011-12-08

Edição

Seção

Ensaios Temáticos