Donnie Darko: Imagem, Tecnologias Digitais e Multimediação em um Filme entre o Underground e o Massivo
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i13.450Palavras-chave:
cinema, tecnologias digitais, hibridismo cultural, imagemResumo
A experiência cultural contemporânea parece recusar a possibilidade dos desenhos nítidos e das definições acabadas. Oposições tradicionais como erudito ou massivo e comercial ou experimental perdem sua consistência e dão lugar a uma poética da imprecisão, do hibridismo e da ruptura de fronteiras. O obscuro Donnie Darko (2001), filme de estreia do diretor Richard Kelly, oferece excelente campo para a exploração dessa poética híbrida, dado que trabalha tais ambiguidades em uma multiplicidade de níveis, desde sua indefinição em termos de gênero (ficção científica, drama adolescente, terror, ficção historiográfica, etc) até sua hesitação quanto à natureza cultural (cinema experimental, paradigma hollywoodiano). O objetivo deste trabalho é investigar os desdobramentos da poética da imprecisão em um filme de relativo sucesso comercial, explorando especialmente o papel das tecnologias digitais na configuração de um território híbrido e multimidiático, que envolve não apenas o filme em si, mas também os produtos que complementam sua narrativa, como seu website oficial, salas de discussão e extras do DVD.Downloads
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Publicado
2005-12-01
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Seção
Artigos
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