TEXTO PROMOCIONAL: O DESAFIO DO MODELO TEÓRICO- METODOLÓGICO / Promotional Text: The Challenge of Theoretical - Methodological Model

Autores

  • Maria Lília Dias de Castro UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i28.608

Resumo

Levando em conta a quase inexistência de encaminhamentos metodológicos no que tange ao estudo do texto promocional em televisão, este trabalho dispõe-se a discutir uma proposta teórico-metodológica que articule a concretude das condições políticas, econômicas, sociais e culturais que emolduram esse tipo de produção; o pacto comunicativo firmado entre produtores e receptores; as relações desse texto com seu paradigma e com outros textos que lhe precedem ou sucedem na cadeia; e, por fim, as articulações presentes na esfera intradiscursiva. Nesse sentido, propõe uma reflexão em três direções: (1) a natureza desse tipo de produção midiática, (2) a possibilidade de um alargamento articulatório no campo da semiótica e (3) a proposição de um modelo teórico-metodológico, capaz de fornecer os subsídios adequados a essa empreitada.

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Biografia do Autor

Maria Lília Dias de Castro, UFSM

professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2013-12-29