Retratos do outro: representação e memória na análise do desvio na publicidade

Autores

  • Cláudia da Silva Pereira PUC-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Everardo Rocha PUC-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v35i1.787

Palavras-chave:

Publicidade. Representações sociais. Desvio.

Resumo

O objetivo deste trabalho é lançar um olhar sobre as representações publicitárias das coisas que estão à margem dos padrões sociais e que oferecem perigo ao estabelecido - no caso desse trabalho, anúncios publicitários que falam da transgressão traduzida nas representações do Hippie e do Punk. Para tanto, três temas serão centrais nas reflexões deste trabalho: “representações sociais, “contracultura” e “desvio”. A publicidade é uma instância de negociação de significados e, nestas dinâmicas, atuam as mais diversas forças sociais. Analisando representações das contraculturas na publicidade, é possível perceber os limites e possibilidades culturais que estão por trás de um discurso que deve trazer bem-estar.

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Biografia do Autor

Cláudia da Silva Pereira, PUC-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio

Everardo Rocha, PUC-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio

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Publicado

2016-04-27

Edição

Seção

Ensaios Temáticos