O Projeto Escola Sem Partido tem partido?: debate político nas redes sociais

Autores

  • Karlla Christine Araújo Souza UERN
  • Iuska Kaliany Freire de Oliveira Universidade do estado do rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.28996

Palavras-chave:

Escola sem Partido, Escola sem Mordaça, Professores contra o escola sem Partido, Debate Político, Redes Sociais.

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa intitulada Motins Digitais, Insurgências nas redes sociais contra o projeto Escola sem Partido. Nosso estudo analisa dois espaços de resistência nas redes sociais contrários ao Projeto Escola Sem Partido, são eles: Escola sem Mordaça e Professores contra o Escola sem Partido. A problemática parte dos questionamentos de como a ação política é organizada nas redes sociais para protestar contra o projeto Escola sem Partido e de que forma esses espaços se consolidam como campo de debate político. Mapeamos também o coletivo MBL para compreendermos o viés político das postagens e através dos conceitos de Bolha, Pós-Verdade e Totalitarismo ir além dos binarismos e desmistificar os interesses políticos do projeto e seus apoiadores.

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Biografia do Autor

Karlla Christine Araújo Souza, UERN

Possui graduação em Ciências Sociais pela UFCG, mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia PPGS/UFPB. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais PGCS/UFRN. É professora Adjunto IV no Departamento de Ciências Sociais e Política  DCSP/UERN e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas PPGCISH/UERN. É integrante do Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo GECOM e do Grupo de Pesquisa Mythos-Logos: religião, mito e espiritualidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes populares e tradicionais, poéticas da oralidade, memória e cotidiano. Sociologia, Educação e Formação de Professores. Transdisciplinaridade e Imaginário.

Iuska Kaliany Freire de Oliveira, Universidade do estado do rio Grande do Norte

Formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com especialização em Assessoria de Comunicação, pela Universidade Potiguar (UnP) e mestre em Ciências Sociais e HUmanas (PPGCISH/UERN). Servidora Pública da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde exerce o cargo de diretora da Agência de Comunicação. 

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Publicado

2020-04-17