Platinar jogos

um projeto enunciativo psicopolítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i2.50480

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Semiótica Tensiva, Flow, Projeto Enunciativo, Psicopolítica

Resumo

Este artigo, a partir de dois modelos teóricos – a psicologia do Flow, de Mihaly Csikszentmihalyi, e o da semiótica tensiva de Claude Zilberberg – busca analisar os valores e o projeto enunciativo da atividade do platinar – completar todos os desafios propostos pela equipe desenvolvedora de um jogo. Em seguida procura compreender como a busca por tal estratégia, de forte cunho psicopolítico, interfere no projeto enunciativo do jogo em si, diminuindo o impacto e prejudicando o flow de tal proposta narrativa em nome de recompensas que se encontram fora do jogo, no espaço dos valores neoliberais do mundo digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Reitano, DL-FFLCH-Universidade de São Paulo

Mestre em Semiótica em Linguística Geral pela FFLCH-USP (2021) e Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pelo IA-UNESP (2012). Trabalha com as areas de discurso, tecnologia, narrativa e fantasia.

Referências

CAILLOIS, Roger. Os Jogos e os Homens: A máscara e a Vertigem. Lisboa: Edições Cotovia, 1990.

CZIKSENTMIHALYI, Mihaly. Flow: The Psychology of Optimal Experience. Nova York: Harper Collins, 2008.

HAN, Byung-Chul. No enxame: Perspectivas do digital. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora Ayiné, 2020.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2014.

LOWOOD, Henry. A tecnologia encontrada: Jogadores como inovadores na produção de machinima. In: MORAN, Patrícia; PATROCÍNIO, Janaína (org.). Machinima. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, 2011, p. 10-51.

MANCINI, Renata. A tradução enquanto processo. Revista Cadernos de Tradução. v. 40, n. 3, p. 14-33, set./dez. 2020.

SAGAN, Carl. Billions and Billions: Thoughts on Life and Death at the Brink of the Millennium. New York: Ballantine Books, 1997.

SALEN, Katie. ZIMMERMAN, Eric. Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos – Vol. 3. São Paulo: Blucher, 2016.

ZILBERBERG, Claude. Elementos de Semiótica Tensiva. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.

Publicado

2021-09-01