Fenomenologia da representação nas histórias em quadrinhos, ou, como representar Um Pedaço de Madeira e Aço
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i2.52968Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a representação nas histórias em quadrinhos a partir de uma perspectiva fenomenológica. Também se propõe a fornecer subsídios teóricos para aqueles pesquisadores que, interessados pelas histórias em quadrinhos, sua produção e recepção enquanto objetos de estudo, desejam examiná-las enquanto fenômeno estético-comunicacional, capaz de provocar, em seus leitores, o desejo de representar, junto à obra, aspectos da realidade empírica. Para tal, enumeramos alguns princípios norteadores para a análise a partir das teorias estéticas de caráter fenomenológico, sobretudo aquelas de Mikel Dufrenne (1973; 2015) e Wolfgang Iser (1978; 1989; 2000), e tomamos enquanto corpus empírico, a título de demonstração de nossa incursão teórica, a história em quadrinhos Um Pedaço de Madeira e Aço, de autoria do artista francês Christophe Chabouté.
Downloads
Referências
AYAKA, Carolene.; HAGUE, Ian. (org.). Representing multiculturalism in comics and graphic novels. 1. ed. New York: Routledge, 2015. 304 p.
AUTOR, ano.
BANDI, Fabrizia. The potentiality of imagination in Mikel Dufrenne’s philosophy. Lebenswelt: Aesthetics and Philosophy of Experience, Milano, n. 12, p. 55-64. 2018.
BARBIERI, Daniele. Semiotica del fumetto. 1. ed. Roma: Carocci, 2017. 143 p.
______________. I linguaggi del fumetto. 2. ed. Firenze: Bonpiani, 2018. 320 p.
BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: Análise estrutural da narrativa. São Paulo: Vozes, 2013. 304 p.
BRAMLETT, Frank. Why there is no “language of comics”. In: The oxford handbook of comic book studies. New York: Oxford University Press, 2020.
BROUGH, John. Representation. In: H.R. Sepp, L. Embree (eds.). Handbook of phenomenological aesthetics. Contributions to Phenomenology, 2010.
_____________. Art and aesthetics. In: LUFT, S.; Overgaard, S. The routledge companion to phenomenology. London: Routledge, 2012.
CHABOUTÉ, Christophe. Um pedaço de madeira e aço. 1. ed. São Paulo: Pipoca e Nanquim, 2018. 340 p.
DUFRENNE, Mikel. The phenomenology of aesthetic experience. Evanston: Northwestern University Press, 1973. Translation: Edward S. Casey; Albert A. Anderson; Willis Domingo; Leon Jacobson.
_______________. Estética e filosofia. São Paulo: Perspectiva, 2015. Tradução: Roberto Figurelli.
FRESNAULT-DERUELLE, Pierre. Du linéaire au tabulaire. Communications, n. 24, 1976.
FREYTAG, Gustav. Freytag's Technique of the drama: an exposition of dramatic composition and art. Chicago: Scott, Foresman and Company, 1900. 395 p. Translation: Elias J. MacEwan.
GROENSTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. 1. ed. Marsupial, 2015. Tradução: Érico Assis.
HAGUE, Ian. Comics and the senses: a multisensory approach to comics and graphic novels. 1. ed. New York: Routledge, 2014.
HALLIWELL, Stephen. The aesthetics of mimesis: ancient texts and modern problems. Princeton: Princeton University Press, 2002.
ISER, Wolfgang. The act of reading: a theory of aesthetic response. London and Henley: The Johns Hopkins University Press, 1978.
____________. Prospecting: from reader response to literary anthropology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1989.
____________. Do I write for an audience?. PMLA/Publications of the Modern Language Association of America. vol. 115, n. 3. p. 310-314. 2000.
ISHIGURO, Hidé. On representations. European Journal of Philosophy, 2: 2, p. 109-124. 1994.
KUKKONEN, Karin. Contemporary comics storytelling. Lincoln: University of Nebraska Press, 2013.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. 1. ed. São Paulo: M. Books, 2005. 266 p. Tradução: Helcio de Carvalho; Marisa do Nascimento Paro.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. 662 p. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura.
MISSAGGIA, Juliana. A noção husserliana de mundo da vida (Lebenswelt): em defesa de sua unidade e coerência. Trans/Form/Ação, Marília, vol. 41, n. 1, p. 191-208, jan./mar. 2018.
PIZZINO, Christopher. On violation: comic books, delinquency, phenomenology. In: GIDDENS, T. (Ed.). . Critical Directions in Comics Studies. Jackson: University Press of Mississippi, 2020. p. 13–34.
SCHNEIDER, Greice. What happens when nothing happens: boredom and everyday life in contemporary comics. Leuven: Leuven University Press, 2016. 200 p.
SOKOLOWSKI, Robert. Introduction to phenomenology. Cambridge University Press, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Danilo Andrade Bittencourt
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.