Competências digitais de crianças a partir de práticas no contexto parental
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i2.57220Palavras-chave:
Cultura Digital, Desenvolvimento Infantil, Competência digital, Tecnologia Digital, Teoria da práticaResumo
O objetivo é descrever, a partir da aplicação da Teoria da Prática, as competências que as crianças, na primeira infância, desenvolvem ao interagir com as práticas digitais do cenário hipermidiático. Para isto, foram avaliados os contextos parentais de cinco famílias distintas. Como técnica para a coleta de dados, realizaram-se entrevistas e como ferramenta de pesquisa, desenvolveu-se um roteiro semiestruturado. A tecnologia faz parte do cotidiano infantil das crianças urbanas de família média, assim como de sua ludicidade e do brincar. Com isso, desde que bem instruído e orientado, o contato devidamente supervisionado das crianças com as tecnologias digitais, faz com que esses recursos possam ser fortes aliados no seu desenvolvimento. Entretanto, essa socialização da criança com o ecossistema digital exige muita responsabilidade dos seus tutores legais.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. EmTese, Vol. 2, nº (13), Janeiro-Julho/2005, p. 68-80.
BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em Comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisão. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.14, n.1, jan./abr. 2011, p. 1-33.
______. Circuitos versus campos sociais. In: MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda. (Orgs). Mediação & Midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 31-52.
______; CALAZANS, Regina; RABELO, Leon. et al. Matrizes Interacionais: a comunicação constrói a sociedade. Campina Grande: EDUEPB, 2017.
CASTRO, J. M.; REGATTIERI, M. (Orgs.). Interação escola família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009.
COLLINS, R. Interaction Ritual Chains. New Jersey: Princeton University Press, 2004.
CRARY, Jonathan. Técnicas do Observador: Visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
HOLLOWAY, D. J.; GREEN, L.; STEVENSON, K. Digitods: Toddlers, Touch Screens and Autralian Family Life. M/C Journal, vol. 18, n. 5, 2015. https://doi.org/10.5204/mcj.1024
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O Novo Ritmo da Informação. Campinas: Papirus, 2007.
JONES, R. H.; CHIK, A. HAFNER, C. H. Introduction: discourse analytsis and digital practices. In: JONES, R. H.; CHIK, A. HAFNER, C. H. (Orgs.). Discourse and digital practices: doing discurse analysis in the digitalage. Nova Iorque: Routledge, 2015, p. 1-18.
LABIO-BERNAL, A. L.; ROMERO-DOMINGUEZ, L. R. R.; GARCÍA-ORTA, M. J. G. Proteção dos menores no contexto digital europeu: um diálogo necessário entre pais, academia, reguladores e indústria. Comunicação e Sociedade, vol. 37, p. 127-146, 2020. https://doi.org/10.17231/comsoc.37(2020).2162
LIVINGSTONE, S. Method Guide 1: a framework for researching Global Kids Online, understanding children’s well-being and rigths in the digital age. Londres: Global Kids Online, 2016.
______; BYRNE, J. Parenting in the digital age: the challengers of parental responsibility in comparative perspective. In: MASCHERONE, C.; PONTE, C.; JORGE, A. (Orgs.). Digital parenting: the challenges for families in the digital age. Goteborg: Nordicom, 2018, p. 19-30.
LLOYD. A. Framing information literacy as information pactice: site ontology and practice theory. Journal of Documentation, v. 66, n. 2, p. 245-258, 2010. https://bit.ly/3vrXhW1
MAY, T. Pesquisa Social. Porto Alegre: Artemed, 2004.
MENDES, D. C.; HASTENREITER FILHO, H. N.; TELLECHEA, J. A realidade do trabalho home office na atipicidade pandêmica. Revista Valore, ed. 5, p. 160-191, 2020. https://bit.ly/390KL72
NEUMANN, D. M. C.; MISSEL, R. J. Família digital: a influência da tecnologia nas relações entre pais e filhos adolescentes. Pensando Famílias, v. 23, n. 2, p. 75-91, dez. 2019. https://doi.org/10.1590/S1413-73722007000200005
PEREIRA, M. D. et al. A pandemia de COVID-19, o isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. RSD – Research, Society e Development, v. 9, n. 7, 2020. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4548
PIAGET, J. Aprendizagem e conhecimento. In. PIAGET, J.; GRÉCO, P. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.
POSTOLACHE, E. Mediação parental do uso de tecnologias digitais por crianças com menos de dois anos em diversos contextos culturais. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Ciência da Comunicação, Estudos dos Media e de Jornalismo, Lisboa, 2018, p. 86.
SAMANTA, MI.; RUAS, MA.; QUEIROZ, PHB. O Impacto do Tempo de Tela no Crescimento e Desenvolvimento Infantil. Revista Saúde em Foco, n. 14, p. 169-179, 2021
SANTAELLA, Lucia. A ecologia pluralista da Comunicação: conectividade, mobilidade e ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010.
______. Comunicação Ubíqua: Repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
______. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SCHATZKI, T. Introduction: practice theory. In: SCHATZCHI, Theodor; KNORR CETINA, K.; SAVIGNY, E. V. (Orgs.). The practice turn in contemporary theory. London: Routledge, 2001.
______. Materiality and Social Life. Nature and Cultare, v. 5, n. 2, p. 123-149, jun. 2010. https://doi.org/10.3167/nc.2010.050202
______. Practice theory as flat ontology. In: SPAARGREN, Gert; WEENINK, Don; LAMERS, Machiel (Orgs). Practice Theory and Research: Exploring the dynamics of social life. New York: Routledge, 2016, p. 28-42.
______. Social change in a material world. Nova Iorque: Routledge, 2019.
______. The sites of the social: a philosophical account of the constitution of social life and change. Pennsylvania: Pennsylvania State University, 2002.
______. The sites of organizations. Organization Studies, Vol. 26, nº (3), Março/2005, p. 465-484. https://doi.org/10.1177/0170840605050876
SHOVE, E.; PANTZAR, M.; WATSON, M. The dynamics of social practice: everyday life and how it changes. London and New York: Sage, 2012.
SODRÉ, M. Antropológica do Espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis: Vozes, 2002.
SUMMERS, P.; DESOLLAR, A.; LEATHERS, H. Toddlers on Technology: A Parents’ Guide. Illinois: AuthorHouse, 2013.
UNICEF. Children in a Digital World: the state of the world’s children. Nova Iorque: 2017.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WEENINK, Don; SPAARGAREN, Gert. Emotional agency navigates a world of practices. In: SPAARGREN, Gert; WEENINK, Don; LAMERS, Machiel (Orgs). Practice Theory and Research: Exploring the dynamics of social life. New York: Routledge, 2016, p. 60-84.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Wilton Rafael de Andrade Júnior, Diogo Lopes de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.