Letramento digital e midiático na escola
notas iniciais sobre o papel da educação para a informação
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i2.57743Resumo
Esta pesquisa tem como tema o letramento digital e midiático na escola. O objetivo é relatar os percursos da criação e do desenvolvimento das atividades propostas nos planos de aula sobre letramento digital. No processo metodológico serão usados diários de itinerância e escuta sensível. Os planos de aula estão sendo aplicados pela rede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). O texto apresenta reflexões iniciais sobre o desenvolvimento dos planos de aula para o Caderno de Tecnologia 2021, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). Tais planos fazem parte do programa Inova Educação e estão relacionados ao Letramento Digital.
Downloads
Referências
BATES, Tony. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. Trad. João Mattar. 1.ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liberlivro, 2007.
BARBIER, René. Escuta sensível na formação de profissionais de saúde. In: Conferência na Escola Superior de Ciências da Saúde - FEPECS-SES-GDF, Brasília, 2002.
BARBOSA FILHO, André; CASTRO, Cosette. Comunicação digital: educação, tecnologia e novos comportamentos. São Paulo: Paulinas, 2008.
BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. Edições Loyola, São Paulo: 2007.
CANDAU, Vera Maria. Construir ecossistemas educativos: reinventar a escola. In: CANDAU, Vera Maria (Org.) Reinventar a escola. 5. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
FERRARI, Pollyana. A web somos nós. In: FERRARI, Pollyana (Org.) Hipertexto, hipermídia: as
novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2014.
GABRIEL, Martha. Educ@r: a revolução digital na educação. 1.ed. São Paulo: Saraiva: 2013.
GIESSEN, Hans W. The medium, the content, and the performance: an overview on media-base learning. In: KHAN, Badrul H (Org.). Revolutionizing modern education through meaningful e-learning implementation. USA: IGI Global, 2016.
GONÇALVES, Marcio. Jornalismo Digital chega ao Ensino Médio com a aprovação da Base
Nacional Comum Curricular. São Paulo: Portal Imprensa, 2018. Disponível em
<http://portalimprensa.com.br/imprensa+educa/conteudo/81389/opiniao+jornalismo+digital+chega+ao+ensino+medio+com+a+aprovacao+da+base+nacional+comum+curricular+por+marcio+goncalves>, acesso em 15 ago 2020.
GONÇALVES, Marcio. Aprendizagem Multimídia com muita mão na massa. Amplifica, 2020. Disponível em:
<https://www.amplifica.me/aprendizagem-multimidia/>, acesso em 16 ago 2020.
HOBBS, Renee. Create to learn: Introduction to Digital Literacy. John Wiley & Sons, USA, 2017.
LIMA, Maria de Fátima; PRETTO, Nelson de Luca; FERREIRA, Simone de Lucena. Mídias digitais e educação: tudo ao mesmo tempo agora o tempo todo ... In: BARBOSA FILHO, André; CASTRO, Cosette; TOME, Takashi (Orgs.). Mídias Digitais: convergência tecnológica e inclusão social. São Paulo: Paulinas, 2005.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Tecnicidade, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da
comunicação no novo século. In: MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade Midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
MAYER, R. E. et al. A personalization effect in multimedia learning: Students learn better when words are in conversational style rather than formal style. Journal of Educational Psychology, v. 96, n. 2, p.389-395, 2004.
MENEGALI, Camila. Metodologias Ativas e Mídias do Conhecimento no contexto educacional. In: III SIMPÓSIO IBERO-AMERICANO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, 2019, Araranguá, SC. Anais ... Santa Catarina: UFSC, 2019. Disponível em
<https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/111/13>. Acesso em 23 jun. 2020.
MORIN, Edgard. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
MORIN, Edgard. O verdadeiro papel da educação. Revista Prosa, Verso e Arte. Disponível em:
<https://www.revistaprosaversoearte.com/o-verdadeiro-papel-da-educacao-edgar-morin/> Acesso em 25 jun. 2020.
PARRY, Roger. A ascensão da mídia: a história dos meios de comunicação de Gilgamesh ao Google. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. 3. ed. Reimpressão. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2013.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação. São Paulo: Contexto, 2010.
SIMKINS, Michael et al. Increasing student learning through multimedia projects. USA, ASCD,
TRILLING, Bernie; FADEL, Charles. 21st century skills: learning for life in our times. USA, Jossey-Bass, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Márcio G Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.