Miúdos a Votos
Quando literacia midiática e política se encontram
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i2.57940Palavras-chave:
Literacia Política, Cidadania, Eleições, Práticas PedagógicasResumo
Relatórios da União Europeia e Unesco que se debruçam sobre o tema da literacia midiática apresentam o desenvolvimento da consciência cidadã como uma de suas consequências. Entretanto, os mesmos relatórios (e outras pesquisas neste campo) apontam para um acelerado aprimoramento técnico, enquanto capacidades éticas e interpretativas permanecem em segundo plano. Neste aspecto, a literacia política pode se apresentar como estratégia para suprir tais falhas? O artigo proposto tem por objetivo responder a esta pergunta, ao analisar o projeto Miúdos a Votos, desenvolvido pela revista portuguesa Visão Junior em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal. A iniciativa simula todo o processo eleitoral lusitano, trazendo obras literárias como “candidatos”. Em sua última edição, envolveu mais de 105 mil crianças e adolescentes de escolas do país. Serão examinadas as transmissões das apresentações finais das edições de 2021 e 2022 realizadas nas plataformas YouTube e Facebook, por meio da metodologia da Análise da Materialidade Audiovisual (AMA), apresentada por Coutinho (2016), combinada aos eixos de dimensões da competência midiática propostas por Mihailids (2014). Ao estudar esta experiência, espera-se encontrar apontamentos que indiquem caminhos para o desenvolvimento conjunto de competências midiáticas e políticas no contexto brasileiro.
Downloads
Referências
BORGES, Gabriela & BARBOSA, Márcia Barbosa Silva. Competências midiáticas em contextos brasileiros. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2019.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995
COUTINHO, Iluska. O telejornalismo narrado nas pesquisas e a busca por cientificidade: A análise da materialidade audiovisual como método possível. Anais do XXXIX Intercom, Universidade de São Paulo. 1 a 6 de setembro de 2016.
CUNHA, Magali do Nascimento. Fundamentalismos, crise da democracia e ameaça aos direitos humanos na América do Sul: tendências e desafios para a ação. Salvador: KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, 2020.
EMPOLI, Giuliano Da. Os engenheiros do caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. São Paulo: Vestígio, 2019.
FERRÉS, J; PISCITELLI, A. Competência midiática. Dimensões e indicadores. Lumina, v.9 n.1, p. 1-16, jun. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Editora Contexto, 2021.
MARQUES, Emiliana. Entre Brasil e Portugal: pensando a educação em tempo de pandemia. Revista Espaço Acadêmico, s.v s.n, edição especial, p. 113-124, jun. 2021.
MELLO, Patrícia Campos. A máquina do ódio: Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo: Cia das letras, 2020.
MIHAILIDIS, P. Media literacy and the emerging citizen: Youth, engagement and participation in digital culture. Berna: Peter Lang, 2014.
O IMPACTO de “Miúdos a votos”, segundo os professores. Visão Júnior, Trust in News, Lisboa, 17 Out. 2022. Disponível em: https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2022-10-17-o-impacto-de-miudos-a-votos-segundo-os-professsores/ . Acesso em: 03 jan. 2023
REDES de Bibliotecas Escolares. Miúdos a Votos – Resultados 2021. YouTube, 2 jun. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-uf_usSApbE&t=1205s. Acesso em: 05 dez. 2022.
______. Miúdos a Votos: Regulamento 2021-2022. Disponível em: https://www.rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1194&fileName=210906_REGULAMENTO.pdf . Acesso em: 03 Jan. 2023.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
UNIÃO EUROPEIA. Relatório europeu 2018: DigComp: The European Digital Competence Framework. Luxemburgo: Publications Office of the European Union, 2018.Disponível em: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/bitstream/JRC1012 54/jrc101254_digco. Acesso em: 04 Dez. de 2022.
_____. Relatório projeto europeu TRANSLITERACY H2020 Research and Innovation Actions coordenado por Carlos Scolari. Livro Branco. Literacia mediática na nova ecologia mediática. Disponível em: http://transmedialiteracy.upf.edu/sites/default/files/files/ TL_whit_port.pdf . Acesso em: 04 Dez. 2022.
VISÃO Júnior. Miúdos a Votos: “Quais os livros mais fixes?”. Facebook (live), 20 mai. 2022. Disponível em: https://www.facebook.com/events/397535968934619. Acesso em: 07 Jan. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jhonatan Mata, Sara Moraes Bridi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.