Rádio comunitária Oeste FM: estudos das possibilidades de participação nos meios analógicos e digitais
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v43i2.62187Palavras-chave:
Rádio comunitária; participação; rádio comunitária Oeste FM; meios analógicos e digitais.Resumo
Este artigo objetiva compreender de que modo as ferramentas de comunicação analógicas e digitais têm sido usadas na rádio comunitária Oeste FM para proporcionar a participação da comunidade, objetivando alcançar os princípios de uma rádio comunitária. O serviço de radiodifusão comunitária foi legalizado no Brasil em 1998 por meio da lei 9.612/98, que estabelece as diretrizes do referido serviço. Esta investigação foi realizada a partir de um Estudo de Caso, com apoio da pesquisa bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada, estudo da usabilidade e design da homepage e estudo da programação da rádio. A principal hipótese deste trabalho, é que as ferramentas analógicas e digitais aproximam a comunidade nas ações da rádio e criam novas relações, intensificando a participação na gestão. Contudo, os resultados da pesquisa mostram que, apesar da disposição de ferramentas analógicas e digitais, a participação da comunidade é extremamente limitada e se resume em boa parte ao entretenimento, com ênfase no pedido musical. Portanto, não atende completamente aos objetivos de uma rádio comunitária.
Downloads
Referências
AMARANTE, M. I. Rádio comunitária na escola: adolescentes, dramaturgia e participação cidadã. São Paulo: Intermeios, 2012.
ARANGO, C. N. Percepções do desenvolvimento de práticas sociais e políticas no entorno da radiodifusão comunitária e livre na América Latina. In: BROCK, N.; MALERBA, J. P. Rádios comunitárias em tempos digitais. Rio de Janeiro: Amarc Brasil, 2017. p. 42-50.
BAHIA, L. M. Rádios comunitárias: mobilização social e cidadania na reconfiguração da esfera pública. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.
BRASIL. LEI nº 9.612, DE 19 de fevereiro de 1998. Institui o Serviço de Radiodifusão Comunitária e dá outras providências, Brasília, DF, 1998.
COELHO NETO, A. Rádio Comunitária não é crime, direito de antena: o espectro eletromagnético como bem difuso. São Paulo: Ícone, 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIRARDI, I.; JACOBUS, R. Para fazer rádio comunitária com "C" maiúsculo. Porto Alegre: Revolução de ideias, 2009.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun. 1995.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LÓPEZ VIGIL, J. I. Manual urgente para radialistas apaixonados. São Paulo: Paulinas, 2003.
LUZ, D. A saga das rádios comunitárias no Brasil. GT de História da Mídia Alternativa. VIII Encontro nacional de História da Mídia, 2011.
NIELSEN, J.; TAHIR, M. Homepage: 50 websites desconstruídos. Tradução de Teresa Cristina Felix. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
PERUZZO, C. K. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998a.
PERUZZO, C. M. K. Participação nas Rádios Comunitárias no Brasil. GT Cultura e Comunicação Popular, XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Recife-PE, 9 a 14 de set. 1998b.
PERUZZO, C. M. K. Rádio Comunitária na Internet: apoderamento social das tecnologias. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, INTERCOM , Rio de Janeiro, de 5 a 9 de setembro de 2005.
PERUZZO, C. M. K. Revisitando os Conceitos de Comunicação Popular. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Brasília, 6 a 9 de set. 2006.
ROCHA JÚNIOR, I.; GARCIA, L. F. D.; SANT'ANNA, A. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1998.
RUAS, C. M. S. Rádio comunitária: uma estratégia para o desenvolvimento local. Campo Grande: UCDB, 2004.
SILVA, T. Gestão e mediações nas rádios comunitárias: um panorama do estado de Santa Catarina. Chapecó: Argos, 2008.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Tradução de Wagner de Oliveira Brandão. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 André Crepaldi, Eduardo Martins Morgado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.