Rádio comunitária Oeste FM: estudos das possibilidades de participação nos meios analógicos e digitais

Autores

  • André Crepaldi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
  • Eduardo Martins Morgado Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v43i2.62187

Palavras-chave:

Rádio comunitária; participação; rádio comunitária Oeste FM; meios analógicos e digitais.

Resumo

Este artigo objetiva compreender de que modo as ferramentas de comunicação analógicas e digitais têm sido usadas na rádio comunitária Oeste FM para proporcionar a participação da comunidade, objetivando alcançar os princípios de uma rádio comunitária. O serviço de radiodifusão comunitária foi legalizado no Brasil em 1998 por meio da lei 9.612/98, que estabelece as diretrizes do referido serviço. Esta investigação foi realizada a partir de um Estudo de Caso, com apoio da pesquisa bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada, estudo da usabilidade e design da homepage e estudo da programação da rádio. A principal hipótese deste trabalho, é que as ferramentas analógicas e digitais aproximam a comunidade nas ações da rádio e criam novas relações, intensificando a participação na gestão. Contudo, os resultados da pesquisa mostram que, apesar da disposição de ferramentas analógicas e digitais, a participação da comunidade é extremamente limitada e se resume em boa parte ao entretenimento, com ênfase no pedido musical. Portanto, não atende completamente aos objetivos de uma rádio comunitária.

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Biografia do Autor

André Crepaldi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Doutorando em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestre em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), especialista em Educação Profissional e Tecnológica pela Faculdade São Braz (FSB), especialista em Educação e Formação Empreendedora pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e graduação em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG). Possui experiência profissional na área de comunicação, com ênfase em marketing digital.

Eduardo Martins Morgado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Graduação em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980), Mestrado (1991) e Doutorado (1996) em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade FEA/USP, ambos em métodos quantitativos e Informática. Foi consultor da SEED/MEC de 1996 a 2001. Foi consultor PNUD e UNESCO. Atualmente é Professor Associado Doutor na UNESP - Livre Docente - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FC / Depto de Computação - Bauru, onde coordena o LTIA - Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada. LTIA é um laboratório homologado pela CATI/Sepin-MCTI. No LTIA orienta e desenvolve projetos de ensino e pesquisa e software relacionados com aplicações mobile, aplicações web e Cloud Computing. Tem especialização em Pesquisa e Desenvolvimento em Inovação pela Wharton Schooll em "Strategic R&D Management". Tem Pos Doutorado pelo INSEAD/França na área de Estratégia em Politicas de Inovação.

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Publicado

2024-08-30