Jair Bolsonaro e as Mulheres na Eleição Presidencial de 2022: uma análise da cobertura da imprensa sob a perspectiva do jornalismo cão de guarda

Autores

  • Wania Caldas Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Diógenes Lycarião PPGCOM-UFC

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a cobertura jornalística que trata da relação entre Jair Bolsonaro e as mulheres nas eleições de 2022. Foram analisadas o conteúdo de matérias de três portais de notícias: Folha de S. Paulo (n =62), G1 (n=37), e R7 (n=22) à luz da função de cão de guarda do jornalismo. Os resultados apontam que, enquanto o R7 apresentou uma vigilância tímida, com baixo número de matérias e ausência de contrapontos, muitas vezes favorecendo Bolsonaro, G1 e FSP, em contraste, mostraram um pronunciado jornalismo de cão de guarda de tipo distanciado, em que as críticas e questionamentos se apresentam, predominantemente, a partir das fontes. O estudo destaca a importância de se levar em conta o contexto político e as mudanças no mercado jornalístico para uma compreensão mais precisa da relação entre imprensa e poder no Brasil.

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Biografia do Autor

Wania Caldas, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Jornalista e mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoral (UFMG)

Diógenes Lycarião, PPGCOM-UFC

Professor Adjunto III do Curso de Jornalismo do ICA-UFC e pesquisador permanente do PPGcom-UFC. Mestre e doutor em Comunicação Social pela UFMG. Realizou estágio pós-doutoral na UFF em 2015 e dois estágios sanduíches. O primeiro, durante o mestrado, na UFBA (2008) e o segundo, no doutorado, na Universidade de Mannheim (2012-2013), na Alemanha. É coordenador de Comunicação e Divulgação Científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT/DSI), membro da equipe do projeto “Translocal Networks II: Contested Spaces and Climate Justice on Social Media”, vice-coordenador do GT Comunicação da Ciência e Políticas Científicas da Compós e coordena o Projeto de Extensão “Divulgação Científica Através de Plataformas Online”, sendo  líder do grupo de pesquisa Gruppocom (http://www.gruppocom.ufc.br). 

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Publicado

2024-12-17