A Economia do Retweet: Redes, Difusão de Informações e Capital Social no Twitter

Autores

  • Raquel Recuero Universidade Catolica de Pelotas
  • Gabriela Zago Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v1i24.180

Palavras-chave:

redes sociais, difusão de informações, capital social, twitter

Resumo

Partindo da percepção do Twitter enquanto um micromensageiro capaz de ser apropriado como rede social e como canal de difusão de informações, o trabalho propõe-se a caracterizar uma "economia do retweet". Três casos são apresentados, nos quais os retweets foram mapeados na rede social, analisados e discutidos. Os resultados apontam para práticas que geram benefícios individuais e coletivos, onde o retweet atua como moeda de troca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Recuero, Universidade Catolica de Pelotas

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras

Gabriela Zago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Comunicação e Informação

Downloads

Publicado

2012-08-07

Edição

Seção

Ensaios Temáticos