A Economia do Retweet: Redes, Difusão de Informações e Capital Social no Twitter

Auteurs-es

  • Raquel Recuero Universidade Catolica de Pelotas
  • Gabriela Zago Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.22409/contracampo.v1i24.180

Mots-clés :

redes sociais, difusão de informações, capital social, twitter

Résumé

Partindo da percepção do Twitter enquanto um micromensageiro capaz de ser apropriado como rede social e como canal de difusão de informações, o trabalho propõe-se a caracterizar uma "economia do retweet". Três casos são apresentados, nos quais os retweets foram mapeados na rede social, analisados e discutidos. Os resultados apontam para práticas que geram benefícios individuais e coletivos, onde o retweet atua como moeda de troca.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Raquel Recuero, Universidade Catolica de Pelotas
    Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras
  • Gabriela Zago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutoranda em Comunicação e Informação

Téléchargements

Publié

2012-08-07

Numéro

Rubrique

Ensaios Temáticos