A vilania dos juros: O discurso do jornalismo econômico

Autores

  • Elizabeth Moraes Gonçalves UMESP
  • André Sathler Guimarães UMESP

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i12.562

Palavras-chave:

Comunicação, Discurso, Mídia, Política.

Resumo

O artigo caracteriza-se como uma pesquisa explicativa, com metodologia comparativa entre texto da mídia massiva e da mídia especializada, na perspectiva francesa da análise crítica do discurso. O objetivo geral é analisar a cobertura da mídia sobre uma decisão do Conselho de Política Monetária - Copom. Os objetos de estudo foram uma reportagem do jornal Valor Econômico e uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, ambas as reportagens datadas de um dia após a reunião do Copom (16/09/04) e a Ata da loo . a reunião do Copom (15/09/04). Embora a temática, tenha reflexos na vida de todo cidadão, tanto o documento quanto a abordagem midiática envolvem um linguajar específico, restrito a uma pequena parcela da população. A Ata da reunião é escrita em linguagem hermética, um exemplo do discurso primário. A Folha de S.Paulo tem o compromisso de abordar o assunto, traduzindo-o ao seu público mais massivo. Quanto ao Valor Econômico, existe uma identificação total do veículo com o tema em pauta. É possível avaliar que o sentido depende de toda uma rede construída pelo veículo, o ponto de vista abordado não é específico da matéria analisada, o que justifica a importância de se conhecer as condições de produção para uma análise do discurso.

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Biografia do Autor

Elizabeth Moraes Gonçalves, UMESP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da IJMESP e responsável pelo grupo de pesquisa "Estudos de Comunicação e Linguagem".

André Sathler Guimarães, UMESP

Economista, Coordenador do Corso de Administração Habilitação em Gestão de Negócios internacionais da FGN/UNIMEP, Mestrarido em Comunicação Social na Universidade Metodista de São Paulo.

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Publicado

2005-07-31