TV Social: contribuição para a delimitação do conceito

Autores

  • Yvana Fechine Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v36i1.965

Palavras-chave:

TV social, Televisão, Interação, Transmidiação

Resumo

A denominação “TV Social” vem sendo empregada para designar um conjunto variado de fenômenos que envolvem, genericamente, comentários sobre conteúdos televisivos por meio de redes sociais digitais. É preciso, no entanto, caracterizar e delimitar melhor este conceito frente aos distintos modos de articulação entre televisão e Internet e às diferentes manifestações da cultura participativa no ambiente de convergência. Propomo-nos, neste artigo, a tratar a TV Social como uma prática interacional fundada numa conversação em rede e em ato em torno de conteúdos televisivos por meio de plataformas/tecnologias interativas, atreladas a estratégias das indústrias televisiva e/ou de desenvolvimento de softwares, capazes de proporcionar a experiência de assistir junto a algo, a partir de um modo de presença produzido pelo compartilhamento desses conteúdos em uma mesma temporalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yvana Fechine, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Departamento de Comunicação Social, Programa de Pós-graduação em Comunicação

Referências

ABREU, J. et al. Interactive Television Supporting Interpersonal Communication. In : Proceedings of Eurographics Multimedia Workshop. Manchester, 2001.

BUONANNO, M. Uma eulogia (prematura) do broadcast: o sentido do fim da televisão. Matrizes – Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de São Paulo, V. 9 - Nº 1, São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015.

CAVALCANTI, G. Televisão e redes sociais: configurações de TV Social em Malhação. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

CESAR, P. ; GREETZ, D. Understanding Social TV: a survey . Proceedings of the Networked and Electronic Media Summit. Torino: Italy, 2011.

CRUZ, B. Classe C e o Fenômeno Social TV no Brasil. Anais do XXIV Enangrad. Rio de Janeiro: Angrand, 2013.

AUTOR. Transmidiação e cultura participativa: pensando as práticas textuais de agenciamento dos fãs de telenovelas brasileiras. Revista Contracampo. 31(1), Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2014.

_____, Tópicos Avançados: Televisão, Convergência e redes Sociais. Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 22 out. 2015a. Anotação de aula.

______, Contribuições da Sociossemiótica para pensar as reconfigurações da TV. São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo XXI Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 08 a 11 dez. 2015b. Slides de apresentação.

AUTOR. et al. Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasileira? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). Estratégias de Transmidiação na Ficção Televisiva Brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2013.

AUTOR et al. Governo da participação. Uma discussão sobre processos interacionais em ações transmídias a partir da teledramaturgia da Rede Globo. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). In: Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2015.

AUTOR; CARLÓN, M. Fim da televisão. Rio de Janeiro: Confraria dos Ventos/Editora da UFPE, 2014.

AUTOR.; CAVALCANTI. Teledramaturgia brasileira e TV Social: articulações entre Televisão e Internet nas estratégias transmídias da Rede Globo. In: FERIN, I; GUEDES, A. P; SANTANA, F. C. (orgs.). A ficção seriada e o espaço lusófono: conceitos, trânsitos e plataformas. São Paulo/Lisboa (no prelo), 2016.

HARBOE, G. In search of social television. In: PABLO, C.; DAVID, G.; KONSTANTINOS, C. Social interactive television: immersive experiences and perspectives. Hershey: New York, 2009.

HARBOE, G. et. al. Ambient Social TV: Drawing People into a Shared Experience. In: Proceedings of the Conference on Human Fac¬tors in Computing Systems - CHI 2008. Florence: Italy, 2008.

JENKINS, H. Transmedia Storytelling. Technology Review, 2003. Disponível em: <http://www.technologyreview.com/biomedicine/13052/page3/>. Acesso em 02/02/2009.

_____ Cultura da convergência. Trad. S. Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.

JOST, F. Novos comportamentos para antigas mídias ou antigos comportamentos para novas mídias? Matrizes – Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de São Paulo, Nº2. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.

LACALLE, C. As novas narrativas da ficção televisiva e a Internet. Matrizes – Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de São Paulo, Nº2. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010.

LANDOWSKI, E. Interações Arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

LING, D.; RICKLI, A. TV Social: Conceituação, aplicação e adaptação no Brasil. XXXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais Intercom. Fortaleza (CE), 2012.

MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 2003.

MILLER, T. A televisão acabou, a televisão virou coisa do passado, a televisão já era. In. FREIRE FILHO, J.. J. (ed.). A televisão em transição: tendências da programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009.

MOREIRA, D. G.. Cultura Participativa na TV Globo: Governo da audiência a partir de dispositivos midiáticos de participação. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Comunicação/Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

PABLO, C.; DAVID, G.; KONTANTINOS, C. Social interactive television: immersive experiences and perspectives. Hershey: New York, 2009.

PEREIRA, L. C. A. Repensando o jornalismo a partir da digitalização da TV:em busca de formatos interativos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, 2014.

PROULX, M.; SHEPATIN, S. Social TV: how marketers can reach and engage audiences by connecting television to the web, social media and mobile. New Jersey: John Wiley& Sons, 2012.

RECUERO, R. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet. Poreto Alegre: Sulina, 2014.

SILVA, E.; MÉDOLA, A. S. Segunda tela e a reconfiguração das práticas comunicacionais no processo de fruição de televisão. Revista Famecos. Porto Alegre, v. 22, n. 1, 2015.

SOUSA, R. B. F. As estratégias transmídias em Big Brother Brasil. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

SUMMA, G. Social TV: the future of television in the Internet Age. DSpace@MIT: Massachusetts Institute of Technology, 2011.

WILLIAMS, R. Television: technology and cultural form. Nova York: Schoken Books, 1975.

Publicado

2017-04-25