A divulgação musical no rádio brasileiro: da “caitituagem” aos desafios da concorrência digital

Autores

  • Daniel Gambaro Universidade de São Paulo
  • Eduardo Vicente Universidade de São Paulo
  • Thais Saraiva Ramos Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i0.1112

Palavras-chave:

Rádio, Indústria fonográfica, Digitalização, Curadoria Smart

Resumo

O presente artigo discute o rádio como mediador e curador do consumo musical, papel definido historicamente e que passou a ser questionado com a introdução de ferramentas digitais de distribuição de música. Por meio de entrevistas com profissionais das indústrias radiofônica e fonográfica, são discutidos os mecanismos que divulgadores de gravadoras utilizavam para emplacar uma canção na programação do rádio. Locutores e emissoras se aproveitaram dessas relações comerciais para criar estratégias de legitimidade que, mesmo com o crescimento do acesso a serviços de música por assinatura, sustentam a função de curadoria. A linguagem radiofônica, configurada sobretudo a partir do comunicador, complementa o trabalho dos softwares que organizam e ofertam conteúdo musical.

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Biografia do Autor

Daniel Gambaro, Universidade de São Paulo

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com bolsa Fapesp (processo 2015/20.430-5). Mestre pelo mesmo programa. Professor do curso de Rádio e Televisão na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, entre 2006 e 2015. Pesquisador integrante do MidiaSon - Grupo de Estudos e Produção em Midia Sonora (USP) e Grupo de Pesquisa em Design Audiovisual (UFPB).

Eduardo Vicente, Universidade de São Paulo

Livre-Docente em Som para Meios Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Doutor em Ciências da Comunicação pela mesma instituição e Mestre em Sociologia pela Unicamp. Professor Associado do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da ECA/USP. Editor da Revista Novos Olhares e coordenador do MidiaSon - Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora.

Thais Saraiva Ramos, Universidade Anhembi Morumbi

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Professora da Escola de Comunicação na mesma instituição. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa em Design Audiovisual (UFPB).

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Publicado

2018-08-28