Alfabetização em saúde - um estudo de mensagens de e-saúde com diabéticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v42i1.54285

Palavras-chave:

Alfabetização; Comunicação em saúde; Dispositivos móveis.

Resumo

O estudo verificou se o uso de recursos audiovisuais em um aplicativo melhora a eficácia de intervenções em e-saúde e se aumenta os níveis de conhecimento em saúde em pacientes diabéticos. Foi realizado um estudo experimental, exploratório, com componentes descritivo-qualitativos e quantitativos em grupos de pacientes diabéticos (um grupo controle, outro que testou o aplicativo em Smartphone e outro que o testou em TV digital) de vários níveis socioeconômicos na cidade de Poços de Caldas, MG. Verificou-se a tendência de melhora dos indicadores de alfabetização, principalmente entre os que testaram o conteúdo na TV digital, observou-se que o nível mais alto de alfabetização ajuda na recepção da informação, e que os meios digitais ajudam a melhorar os níveis de alfabetização em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adinan, PUC Minas; UNIFAE; Universidade Lusófona

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (1992), pós-graduação em Gestão Estratégia de Marketing pela PUC-MINAS, e mestrado em Administração e Desenvolvimento Organizacional - Superintendência Nacional da CNEC (2007). É doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona (Lisboa/Portugal). Também é diretor da Agência Cervantes Montenegro, professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor na Unifae. Tem experiência na área de marketing e comunicação, atuando principalmente em propaganda.

Manuel, Universidade Lusófona

Manuel José Damásio é doutorado em Media Studies (Universidade Nova de Lisboa) e fez a sua agregação também em comunicação na Universidade do Minho. É Professor Associado e Chefe do Departamento de Cinema e Media Arts da Universidade Lusófona, em Lisboa. Possui uma vasta experiência em consultoria e produção em diversas áreas do campo da produção audiovisual e multimédia.

Ele é o presidente da GEECT – a associação europeia de escolas de cinema e mídia e membro do conselho do CILECT Executive Committee (Associação Internacional de escolas de cinema e mídia). É coordenador do FILMEU – The European University of Film and Media Arts. É autor de cinco livros e vários artigos e capítulos em publicações internacionais com revisão por pares.

Referências

AD HOC COMMITTEE ON HEALTH LITERACY. Health literacy: Report of the Council on Scientific Affairs. Journal of the American Medical Association, 281, p. 552–557, 1999.

ALEMAYEHU, Berhanu; WARNER, Kenneth E. The lifetime distribution of health care costs. Health Services Research, v. 39, n. 3, p. 627-642, 2004

ARAÚJO, Ineista Soares de. Comunicação e Saúde. In: MARTINS, Carla Macedo (org.). Educação e saúde. Rio de Janeiro: EPSJV/Fiocruz, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA (ABEP). Critério Brasil 2015. Disponível em: <http://www.abep.org/criterio-brasil>.

ATKIN, Charles K; RICE, Ronald E. (eds.). Public communication campaigns. 4th ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2013.

BAKER, David W. The meaning and the measure of health literacy. J Gen Intern Med, v. 21, p. 878-83, 2006.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERKMAN, Nancy D.; DAVIS, Terry C.; McCORMACK, Lauren. Health literacy: what is it? Special Issue: Health literacy research: current status and future directions. Communication: International Perspectives. Journal of Health Communication: International Perspectives, v. 15, supp. 2, p. 9-19, 2010.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional de Saúde 2019. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Portal Brasil. Diabetes atinge 9 milhões de brasileiros. Pesquisa, 2015.

CAMPBELL, Marci; HONESS-MORREALE, LAUREN; Farrell, David; CARBONE, Elena; BRASURE, Michelle. A tailored multimedia nutrition education pilot program for low-income women receiving food assistance. Health Education Research, v. 14, n. 2, p. 257–267, 1999.

CRESWELL, John W.; CRESWELL, John D. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications, 2017.

DUNN, Stewart M.; BEENEY, Linda J; WELCH, Gary. Measurement of Diabetes Knowledge – The Development of the DKN scales. In: Handbook of Psychology and Diabetes, 1994.

EYSENBACH, Gunther. What is e-Health? Journal of Medical Internet Research, v. 3, n. 2, e20, 2001.

FAGHERAZZI, Guy; RAVAL, Philippe. Digital diabetes: perspectives for diabetes prevention, management and research. Diabetes & metabolism, v. 45, n. 4, p. 322-329, 2019.

GLANZ, Karen; RIMER, Barbara K.; LEWIS, Frances Marcus (eds.). Health behavior and health education. 3rd ed. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2002.

GLOWACKI, Elizabeth M.; McGLONE, Matthew S.; BELL, Robert A. Targeting type 2: linguistic agency assignment in diabetes prevention policy messaging. J Health Commun., v. 21, n. 4, p. 457-68, 2016.

GUSTAFSON, David H.; McTAVISH, Fiona M.; STENGLE, William; BALLARD, Denise; HAWKINS, Robert; SHAW, Bret R.; LANDUCCI, Gina. Use and impact of ehealth system by low-income women with breast cancer. Journal of Health Communication, v. 10, p. 195–218, 2005.

HO, Kendall. eHealth & mHealth: achieving UN MDGs & Medical Device Access Equity. WHO Medical Devices Kobe, 2010.

KARNOE, Astrid; FURSTRAND, Dorthe; CHRISTENSEN, Karl Bang; NORGAARD, Ole; KAYSER, Lars. Assessing competencies needed to engage with digital health services: development of the e-health literacy assessment toolkit. J Med Internet Res, v. 20, n. 5, 2018:e178.

KEER, Mario; VAN DEN PUTTE, Bas; DE WITT, John; NEIJENS, Peter The effects of integrating instrumental and affective arguments in rhetorical and testimonial health messages. J Health Commun., v. 18, n. 9, p. 1148-61, 2013.

KUEH, Yee Cheng; MORRIS, Tony; BORKOLES, Erika; SHEE, Himanshu. Modelling of diabetes knowledge, attitudes, self-management, and quality of life: a cross-sectional study with an Australian sample. Health and quality of life outcomes, v. 13, n. 1, 129, 2015.

LEFEBRE, Craig; TADA, Yuri; HILFIKER, Sandra; BAUR, Cynthia. The assessment of user engagement with eHealth content: the eHealth engagement scale. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 15, n. 2.010, p. 666–681, 2012.

MACKERT, Michael; MABRY-FLYNN, Amanda; CHAMPLIN, Sara; DONOVAN, Erin E.; POUNDERS, Kathrynn. Health literacy and health information technology adoption: the potential for a new digital divide. J Med Internet Res., v. 18, n. 10, e264, Oct. 2016.

MANGANELLO, Jennifer A. Health literacy and adolescents: a framework and agenda for future research. Published by Oxford University Press, 2007. Health Educ. Res., v. 23, n. 5, p. 840-847, 2008.

MATTAR, Fauze Najib; OLIVEIRA, Baulio; MOTTA, Sérgio Luís Stirbolov. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

NIELSEN-BOHLMAN, Lynn; PANZER, Allison; KINDIG, David A. (eds.). Health literacy: a prescription to end confusion. Washington, D.C.: National Academy of Sciences, 2004.

NOVELLI, Ana Lúcia R. Pesquisa de opinião. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.1. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

PASSOS, Marcelo. Está na hora de sair da teoria e agir. Atual. 16 jul. 2015. Meio & Mensagem, 16 jul. 2015.

PERES, Patricia Cesar Nascimento; PESSOA, Karen Raiocovitch; BERNUCI, Marcelo Pinicin; MASSUDA, Ely Mittie; YAMAGUCHI, Mirian Ueda. Literacia em saúde no Brasil: estudo cienciométrico. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer, Goiânia, v. 14, n. 25, p. 1.589-1.599, 2017.

POTTER, W. James. Media literacy. 7. ed. University of California, Santa Barbara, 2019.

POURESLAMI, Iraj; TREGOBOV, Noah; SHUM, Jessica; McMILLAN, Austin; AKHTAR, Alizeh; KASSAY, Saron; STARNES, Kassandra; MAHJOOB, Maryan; FITZGERALD, J. Mark. A conceptual model of functional health literacy to improve chronic airway disease outcomes. BMC Public Health, v, 21, p. 252, 2021.

RICCIARDI, Lygeia; MOSTASHARI, Farzad; MURPHY, Judy; DANIEL, Jodi G.; SIMINERIO, Erin P. A national action plan to support consumer engagement via e-Health. Health Affairs, Millwood, v. 32, n. 2, p. 376-84, Feb. 2013a.

SALMON, Charles; ATKIN, Charles. Using media campaigns for health promotion. In: THOMPSON, Teresa L.; NUSSBAUM, Jon F.; PARROT, Roxanne (eds.). Handbook of health communication. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2011. pp. 449-472.

SANTOS, Osvaldo. O papel da literacia em saúde: capacitando a pessoa com excesso de peso para o controle e redução da carga ponderal. Endocrinologia, Diabetes & Obesidade, v. 4, n. 3, jul./set. 2010.

SARFATI, Diana; McLEOD, Melissa; STANLEY, James; SIGNAL, Virgia; STAIRMAND, Jeannine; KREBS, Jeremy; DOWELL, Anthony; LEUNG, William, DAVIES, Cheryl; GRAINGER, Rebecca. BetaMe: impact of a comprehensive digital health programme on HbA1c and weight at 12 months for people with diabetes and pre-diabetes: study protocol for a randomized controlled trial. Trials, v. 19, n. 1, Mar. 2018.

SHAN, Rongzi; SARKAR, Sudipa; MARTIN, Seth S. Digital health technology and mobile devices for the management of diabetes mellitus: state of the art. Diabetologia, v. 62, n. 6, p. 877-887, Jun. 2019.

SOUSA, Maria Rui; McINTYRE, Teresa; MARTINS, Teresa; SILVA, Elsa. Questionário dos conhecimentos da diabetes (QCD): propriedades psicométricas. Artigo original. Revista portuguesa de saúde pública, v. 33, n. 1, pp. 33-41, 2015.

TEIXEIRA, Carla Regina de Souza; ZANETTI, Maria Lúcia. O trabalho multiprofissional com grupo de diabéticos (extraído da tese apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Doutor em Enfermagem em dezembro de 2003). O trabalho multiprofissional com grupo de diabéticos. Rev Bras Enferm, v. 59, n. 6, p. 812-7, nov./dez. 2006.

TREMAYNE, Mark; DUNWOODY, Sharon. Interactivity, information processing, and learning from the World Wide Web. Science Communication, v. 23, n 2, p. 111–134, 2001.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO). Teacher training curricula for media and information literacy. Paris. Report of the International Expert Group Meeting UNESCO House, Paris, 2008.

WEISS, Barry D.; MAYS, Mary Z.; MARTZ, William; CASTRO, Kelley Merriam; DeWALT, Darren A.; PIGNONE, Michael P.; MOCKBEE, Joy; HALE, Frank A. Quick assessment of literacy in primary care: The newest vital sign. Annals of Family Medicine, v. 3, n. 6, p. 514–522, 2005.

WILSON, Carolyn; GRIZZLE, Alton; TUAZON, Ramon; AKYEMPONG, Kwame; CHEUNG, Chi Kin. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: UNESCO, UFTM, 2013.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Noncommunicable diseases Progress Monitor 2020. WHO. Geneva. Switzerland. 2020.

ZANETTI, Maria Lúcia. O cuidado com a pessoa diabética no Centro Educativo de Enfermagem para adultos e idosos (tese livre docência). Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2002.

Publicado

2023-04-30