Protagonismo social e integridade da informação pública: a necessária mediação pró-soberania
DOI :
https://doi.org/10.22409/3kprfz03Mots-clés :
Mediação, Regime de informação, Integridade da informação, Desinformação, SoberaniaRésumé
O ensaio trata a informação pública pelo enlace entre protagonismo social, soberania digital e política. Considerando a perspectiva sistêmica e de longa duração, desde a cibernética de segunda ordem até a economia política contemporânea, exploramos a centralidade do conceito de mediação e o papel do Estado como mediador da informação. No contexto da plataformização, analisada de modo interdisciplinar e dialético, as novas demandas de informação e comunicação para protagonismo são ameaçadas por fenômenos como desinformação, perfilamento em massa e distorção da realidade, que colocam em risco a soberania. Frente às contradições entre protagonismo e soberania, entre caixas-pretas e a chamada abordagem verística, a integridade da informação e a participação social nos servem como âncoras ou bússolas para promover e articular a pluralidade democrática.
Téléchargements
Références
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. de. Mediação da Informação e Múltiplas Linguagens. Pesq. bras. Ci. Inf., Brasília, v.2, n.1, p.89-103, jan./dez. 2009.
DANTAS, M. Trabalho com informação: valor, acumulação, apropriação nas redes do capital. Rio de Janeiro, RJ: CFCH/ECO-UFRJ, 2012. Disponível em www.marcosdantas.pro.br. Acesso em: 03 jun. 2021.
DANTAS, M. The financial logic of Internet Platforms: the turnover time of money and the limit of zero. Triplec C 17(1). 132-158. 2019.
GOMES, Henriette Ferreira. A DIMENSÃO DIALÓGICA, ESTÉTICA, FORMATIVA E ÉTICA DA MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO. Inf. Inf., Londrina, v. 19, n. 2, p. 46 – 59, maio/ago. 2014.
GOMES, Henriette Ferreira. Protagonismo Social e Mediação da Informação, LOGEION: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 5 n. 2, p.10-21, mar./ago. 2019.
ROUVROY, Antoinette; BERNS Thomas. Governamentalidade algorítmica e perspectivas de emancipação: o díspar como condição de individuação pela relação? Tradução de Pedro Henrique Andrade. Revista Eco pós. Vol. 18, N. 2, 2015, p. 35-56.
SCHNEIDER, M. A era da desinformação: pós-verdade, fake news e outras armadilhas. Rio de Janeiro, Garamond, 2022, 159 pág.
VALLE, Fernanda. et al. “Estado de mediação”, Autismo e a circulação da informação no Censo. Anais ENANCIB 2021.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Monique Figueira, Márcia Quintslr, Fernanda Valle, Bianca Lopes 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.