RESENHA DO LIVRO REFUNDACIÓN DEL ESTADO EM AMÉRICA LATINA: PERSPECTIVAS DESDE UNA EPISTEMOLOGÍA DEL SUR, DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

Autores

  • Keren González Rodríguez Universidade Federal Fluminense
  • Leticia Lindolpho Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v2i3.117

Palavras-chave:

Teoria do Estado

Resumo

Por meio deste trabalho, objetiva-se apresentar uma síntese do livro Refundación del Estado en América Latina: perspectivas desde uma epistemologia del Sur, de Boaventura de Sousa Santos. Palacín (2010, p.10), autor do prólogo desta obra, afirma que ele é um dos poucos acadêmicos e intelectuais europeus que não se limita ao saber canônico para examinar as questões socioculturais e políticas da América Latina. Na opinião dele, Santos rompe com o modelo tradicional de aproximação à realidade, pois, para este, a realidade e seus agentes podem ser tanto objetos de estudo, quanto sujeitos capazes de produzir um saber. Em virtude disso, o pesquisador português considera que a epistemologia sobre América Latina deve privilegiar este contexto como lugar de enunciação. Isto significa que, ao invés se analisar a realidade latino-americana, a partir de uma perspectiva eurocêntrica e hegemônica, é imprescindível examiná-la considerando, principalmente, as pesquisas e os trabalhos promovidos pelos próprios latino-americanos.

Nesse sentido, embora tenha nacionalidade portuguesa, Santos sai de um lugar de conforto, proporcionado pelo saber eurocêntrico, e direciona seu olhar para América Latina, não só para observá-la e analisá-la através de instrumentos europeus, mas para tentar compreendê-la por meio dos elementos e saberes oriundos desse universo. A fim de concretizar esse projeto, este intelectual desenvolve diversos análises sobre América Latina, entre os quais se destaca o estudo intitulado Refundación del Estado en América Latina: perspectivas desde uma epistemologia del Sur.

Nessa obra, Santos apresenta um exame sobre os processos sociais, políticos e culturais contemporâneos que se configuram nos países latino-americanos. O estudioso faz um recorte e, por meio de uma epistemologia, a qual denomina Epistemología del Sur, analisa as mudanças políticas que vem ocorrendo em Bolívia e Equador, cujas constituições proclamam o Estado plurinacional e o Bien vivir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-09-26

Edição

Seção

Resenhas