EFICÁCIA DO DIREITO AO LAZER DO PROFESSOR: ELEMENTO PARA MANUTENÇÃO DA ORDEM ECONÔMICA BRASILEIRA / EFFECTIVENESS OF THE LAW PROFESSOR OF LEISURE: ELEMENT FOR MAINTENANCE OF ECONOMIC ORDER BRAZILIAN

Autores

  • Andresa Semeghini Pereira Unimar - Universidade de marília

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v1i2.62

Resumo

EFICÁCIA DO DIREITO AO LAZER DO PROFESSOR: ELEMENTO PARA MANUTENÇÃO DA ORDEM ECONÔMICA BRASILEIRA

Resumo: Este artigo investigou a precarização do trabalho docente, com foco no ensino superior, abordando a articulação entre tempo de trabalho e tempo de vida dos professores, e a importância deste profissional para a manutenção e desenvolvimento da ordem economica brasileira. Mostrou as relações do tempo de trabalho com o tempo de vida, e a necessidade da eficácia do Direito ao Lazer para garantir a fruição deste momento. Analisou a legislação vigente que ampara o trabalhador, expondo o contido na Constituição Federal de 1988 e na Consolidação das Leis do Trabalho, dando destaque para jornada de trabalho e a utilização do tempo livre. Apresentou a forma de ser do trabalho docente na atualidade, as inovações tecnológicas, organização do trabalho e o modo de gestão. Também foram verificadas as condições de produção do conhecimento e em que medida o conhecimento tornou-se mercadoria comercializável e geradora de lucro. Investigou-se o modo de organização do tempo disponivel como tempo de vida e lazer dos professores e os impactos das condições objetivas do trabalho docente sobre a saúde e qualidade de vida destes profissionais. Concluiu-se que o trabalho docente e, consequentemente, a produção de conhecimento tornaram-se mercadorias, encomendadas por clientes e com preços estipulados. Utilizou-se o método dialético e pesquisa bibliográfica, recorrendo ao procedimento dedutivo.

Palavras-chave: Direito ao Lazer. Ordem Econômica. Precarização. Professor.

 

EFFECTIVENESS OF THE LAW PROFESSOR OF LEISURE: ELEMENT FOR MAINTENANCE OF ECONOMIC ORDER BRAZILIAN

Abstract: This article investigated the casualization of teaching, focusing on higher education, addressing the relationship between working time and lifetime of the teachers, and the importance of this person for the maintenance and development of the Brazilian economic order. Showed the relationship of working time to the time of life, and the need for effectiveness of the Right to Leisure to ensure the enjoyment of this moment. Examined the legislation that supports the worker, exposing contained in the Federal Constitution of 1988 and the Consolidation of Labor Laws, giving emphasis on working hours and the use of free time. Showed how to be the teacher's work today, technological innovation, work organization and management mode. The conditions of knowledge production were also checked and the extent to which knowledge has become tradeable commodity and generating profit. We investigated the mode of organization of available time as life and leisure time for teachers and the impact of objective conditions of teaching on health and quality of life of these professionals. It was concluded that the teaching work and, consequently, the production became aware of goods ordered by customer and price stipulated. We used the dialectical method and literature, using the deductive procedure.

Keywords: Right to Leisure. Economic Order. Precariousness. Teacher.

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Biografia do Autor

Andresa Semeghini Pereira, Unimar - Universidade de marília

Sociologia Jurídica e Direito do Trabalho.

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Publicado

2015-05-14

Edição

Seção

Artigos