Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-06-24. Leia a versão mais recente.

AS FAKE NEWS NA ERA DIGITAL E A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS.../ FAKE NEWS IN DIGITAL AGE AND THE ABSENSE OF PUBLIC POLICIES.../ NOTICIAS FALSAS EN LA ERA DIGITAL Y LA AUSENCIA DE POLÍTICAS...

Autores

  • Charles Emmanuel Parchen PUCPR
  • Cinthia Oblande de Almendra Freitas PUCPR
  • Tássia Teixeira de F.B.E Cavalli PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v7i16.627

Palavras-chave:

Fake News, Era digital, Políticas públicas, Educação, Tecnologia/Keywords, Digital era, Public policies, Education, Technology./ Palabras clave, Noticias Falsas, Era Digital, Política Pública...

Resumo

AS FAKE NEWS NA ERA DIGITAL E A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA O USO DAS TIC’S
Resumo: Pelo método indutivo e pelo procedimento da coleta empírica de dados e com apoio da revisão bibliográfica, da pesquisa exploratória e descritiva, o estudo objetiva discutir a prática das denominadas Fake News no ambiente político e digital brasileiro, para alertar acerca da necessidade de adoção de políticas públicas governamentais que priorizem a educação para o uso das tecnologias, pois é na ausência de educação para o uso das tecnologias das TICs que as Fake News encontram um cenário ideal para se propagar. Conclui o artigo que a educação para o uso das tecnologias como política pública é a forma mais eficiente de se atender ao princípio da dignidade da pessoa humana e também de promoção dos direitos fundamentais de liberdade individual, pois só assim haverá a ocorrência da verdadeira inclusão digital, alcançada com a emancipação do ser humano através do processo educacional.


FAKE NEWS IN DIGITAL AGE AND THE ABSENSE OF PUBLIC POLICIES OF EDUCATION FOR THE USE OF ICT’S
Abstract: Applying inductive method and by the procedure of empirical data collection from secure sources and with support from literature review, exploratory and descriptive research, the paper discusses the practice called the Fake News, in the Brazilian political and digital environment, to alert about the need to adopt governmental public policies that prioritize education for the use of technologies, because it is in the absence of education for the use of ICT technologies that Fake News find an ideal scenario to spread. The paper concludes that education for the use of technologies as public policy is the most efficient way to comply with the principle of the dignity of the human person and also to promote the fundamental rights of individual freedom, since only then will there be the occurrence of true digital inclusion, achieved with the emancipation of the human being through the educational process.

 

NOTICIAS FALSAS EN LA ERA DIGITAL Y LA AUSENCIA DE POLÍTICAS DE EDUCACIÓN PÚBLICA PARA EL USO DE LOS TICS
Resumen: Por el método inductivo y el procedimiento de recolección de datos empíricos y con el apoyo de la revisión bibliográfica y la investigación exploratoria y descriptiva, el estudio tiene como objetivo discutir la práctica de las llamadas Fake News en el ambiente político y digital brasileño, para alertar sobre la necesidad de adoptar políticas públicas gubernamentales que prioricen la educación para el uso de las tecnologías, ya que es en la ausencia de educación para el uso de las tecnologías de la información y la comunicación que Fake News encuentra un escenario ideal para difundirse. El artículo concluye que la educación para el uso de las tecnologías como política pública es la forma más eficiente de cumplir con el principio de la dignidad humana y también de promover los derechos fundamentales de la libertad individual, porque sólo así se producirá la verdadera inclusión digital, lograda con la emancipación del ser humano a través del proceso educativo.

Pelo método dedutivo e da pesquisa exploratória e descritiva, o estudo tem por escopo discutir a prática das denominadas fake news, especialmente no ambiente político e digital brasileiro, para alertar acerca da necessidade de adoção de políticas públicas governamentais que priorizem a educação para o uso das tecnologias ao invés de impor meras sanções pecuniárias a pessoas ou empresas que disseminem falsas informações. Com efeito, é na ausência de educação para o uso das tecnologias das TIC’s que as fake news encontram um cenário ideal para se propagar. Conclui o artigo que a educação para o uso das tecnologias como política pública é a forma mais eficiente de se atender ao princípio da dignidade da pessoa humana e também de promoção dos direitos fundamentais de liberdade individual, pois só assim haverá a ocorrência da verdadeira inclusão digital, alcançada com a emancipação do ser humano através do processo educacional.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Emmanuel Parchen, PUCPR

    

Cinthia Oblande de Almendra Freitas, PUCPR

  

Tássia Teixeira de F.B.E Cavalli, PUCPR

 

Referências

AGUIAR, Márcia Ângela da S. Desenvolvimento com igualdade social, educação e gestão escolar: notas para um debate. In. Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises. FERREIRA, Naura Syria Carspeto (org). Brasília: Líber Livro Editora. 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA. ABINEE. Releases 2015. Disponível em: [http://www.abinee.org.br/noticias/rel2015.htm]. Acesso em 28 jul. 2018.

BEECH, Jason; GVIRTZ, Silvina. Micropolítica escolar e coesão social na América Latina. In. Políticas educacionais e coesão social: uma agenda latino-americana. SCHWARTMAN, Simon; COX, Cristián (editores). Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: IFHC, 2009.

BECK, Ulrich. La sociedade del riesgo global. Madrid: Siglo XXI Editores S.A, 1999

BRADBURY, Leonardo Cacau Santos La. Direito a educação: judicialização, políticas públicas e efetividade do direito fundamental. 2ª ed. Curitiba: Juruá, 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm]. Acesso em 04 jul. 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm]. Acesso em 04 jul. 2018.

BRASIL. Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Disponível em: [http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm]. Acesso em 04 jul. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: [http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm]. Acesso em 04 jul. 2018.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC.BR). Pesquisa TIC domicílios 2017. Disponível em: [https://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2017_coletiva_de_imprensa.pdf]. Acesso em 07 ago. 2018.

CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO (CETIC.BR). Pesquisa TIC domicílios 2016. Disponível em: [http://cetic.br/tics/usuarios/2016/total-brasil/A/]. Acesso em 28 jul. 2018.

CHEN, Adrian. The fake news fallacy. The New Yorker. 9/4/2017, Vol. 93 Issue 26, p78-83.
EMERSON, Ralph Waldo. The collected Works of Ralph Waldo Emerson. WILSON, Douglas Emory (organizador). Harvard University Press: 2008, p. 79. Disponível em: [https://books.google.com.br/books?id=y4_SXyx8zwkC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false]. Acesso em 04 jul. 2018.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA - UNICEF. O uso da Internet por adolescentes. Brasília: 2013. Disponível em: [https://www.unicef.org/brazil/pt/br_uso_internet_adolescentes.pdf]. Acesso em 02 jul. 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE. PNAD 2014. Disponívelem:[https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/acessoainternet2014/default_xls.shtm]. Acesso em 28 jul. 2018.
JORNAL EL PAÍS. O mundo governado por mentiras das “fake news’ abre ciclo de debates FAAP-EL PAÍS. Disponível em: [https://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/30/politica/1493559929_642710.html]. Acesso em 02 jul. 2018.
JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. Notícias falsas existem desde o século 6, afirma historiador Robert Darnton. Disponível em: [http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2017/02/1859726-noticias-falsas-existem-desde-o-seculo-6-afirma-historiador-robert-darnton.shtml]. Acesso em 02 jul. 2018.
JORNAL GAZETA DO POVO. Russos usaram o Facebook para criar divisões no Black Lives Matter e entre muçulmanos. Disponível em: [http://www.gazetadopovo.com.br/ideias/russos-usaram-o-facebook-para-criar-divisoes-no-black-lives-matter-e-entre-muculmanos-8i988rmb1d0zdenj251o4ed7w]. Acesso em 01 jul. 2018.
JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO. França cria grupo contra “fake news’. Disponível em: [http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,franca-cria-grupo-contra-fake-news,70001683496]. Acesso em 01 jul. 2018.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO. Na web, 12 milhões difundem fake news políticas. Disponível em: [http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,na-web-12-milhoes-difundem-fake-news-politicas,70002004235]. Acesso em 02 jul. 2018.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO: TSE, Justiça e Defesa montam grupo para combater fake news no período eleitoral. Disponível em: [http://cultura.estadao.com.br/blogs/direto-da-fonte/gilmar-mendes-e-torquato-jardim-entre-outros-fazem-plano-para-combater-fake-news-no-periodo-eleitoral/]. Acesso em 01 jul. 2018.

JORNAL O GLOBO. Brasil é considerado o 6º país mais vulnerável a vírus que sequestra informações de computadores. Disponível em: [https://oglobo.globo.com/economia/brasil-considerado-6-pais-mais-vulneravel-virus-que-sequestra-informacoes-de-computadores-21370922]. Acesso em 28 jul. 2018.

JORNAL O GLOBO. Governo anuncia prorrogação de incentivo fiscal para inclusão digital. Disponível em: [https://oglobo.globo.com/economia/governo-anuncia-prorrogacao-de-incentivo-fiscal-para-inclusao-digital-13683177]. Acesso em 28 jul. 2018.
JORNAL PÚBLICO: Alemanha propõe multas de até 50 milhões de euros no combate às notícias falsas. Disponível em: [https://www.publico.pt/2017/03/14/tecnologia/noticia/alemanha-aperta-o-cerco-as-redes-sociais-por-causa-das-noticias-falsas-1765165]. Acesso em 01 jul. 2018.
KLEIN, David O; WUELLER, Joshua R. Fake news: a legal perspective. Journal of Internet Law. Volume 20, number 10, april 20107. Disponível em: [http://web.b.ebscohost.com/ehost/pdfviewer/pdfviewer?vid=2&sid=164099d4-40c3-44b5-b62e-c94835037ede%40sessionmgr101]. Acesso em 02 jul. 2018.
MALAQUIAS, Bruno Pires. O Analfabetismo Digital. Instituto Brasileiro de Direito da Informática – IBDI, 2003. Disponível em: [https://www.slideshare.net/nathaliacamargo33/ibdi-instituto-brasileiro-de-poltica-e-direito-da-informtica]. p.1. Acesso em 20 jul. 2018.
O’BRIEN, Dick. ISTR Ransomware 2017. Special Report Disponível em: [https://www.symantec.com/content/dam/symantec/docs/security-center/white-papers/istr-ransomware-2017-en.pdf]. Acesso em 28 jul. 2018.

ONU. UN News Centre. Amid rise of “fake news,’ authorities should ensure truthful info reaches public – UN, regional experts. Disponível em: [http://www.un.org/apps/news/story.asp?NewsID=56336#.WfyeJ9iWxhE]. Acesso em 02 jul. 2018.

OXFORD LIVING DICTIONARIES. Definition of post-truth. Disponível em: [https://en.oxforddictionaries.com/definition/post-truth]. Acesso em 02 jul. 2018.

AUTORA; 2015.

AUTOR; 2016.

PORTAL GIZMODO. Google, Facebook e Twitter testemunham sobre interferência russa na eleição dos EUA. Disponível em: [http://gizmodo.uol.com.br/google-facebook-twitter-testemunham-interferencia-russa/]. Acesso em 01 jul. 2018.

PORTAL GIZMODO. Tudo o que sabemos sobre a interferência russa nos anúncios do Facebook, Twitter e Google. Disponível em: [http://gizmodo.uol.com.br/interferencia-russa-anuncios-congresso/]. Acesso em 01 jul. 2018.

PORTAL O DIA. Ministro do Supremo alerta sobre 'fake news' nas eleições. Disponível em: [http://odia.ig.com.br/brasil/2017-10-31/ministro-do-supremo-alerta-sobre-fake-news-nas-eleicoes.html]. Acesso em 01 jul. 2018.

PORTAL POLITIZE. Notícias falsas e pós-verdade: o mundo das fake news e da (des)informação. Disponível em: [http://www.politize.com.br/noticias-falsas-pós-verdade/]. Acesso em 02 jul. 2018.

PORTAL UOL. HUE BR: Brasileiros ganham fama por mau comportamento em jogos online. Disponível em: [http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2014/09/03/hue-br-brasileiros-ganham-ma-fama-por-mau-comportamento-em-jogos-online.htm?cmpid=copiaecolahttp://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2014/09/03]. Acesso em 01 jul. 2018.
PORTAL UOL. Papelão, ácido cancerígeno, exagero da PF: você entendeu a Carne Fraca? Disponível em: [http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/03/25/papelao-acido-cancerigeno-exagero-da-pf-voce-entendeu-a-carne-fraca.htm]. Acesso em 02 jul. 2018.
REINALDO FILHO, Demócrito. O trecho vetado da ‘reforma eleitoral” que obrigava a suspensão de conteúdo inserido por usuário anônimo em redes sociais. Portal Jus Navegandi. Disponível em: [https://jus.com.br/artigos/61506/o-trecho-vetado-da-reforma-eleitoral-que-obrigava-a-suspensao-de-conteudo-inserido-por-usuario-anonimo-em-redes-sociais]. Acesso em 01 jul. 2018.
SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DO MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS. O que são ações afirmativas. Disponível em: [http://www.seppir.gov.br/assuntos/o-que-sao-acoes-afirmativas]. Acesso em 04 jul. 2018.

SYMANTEC. Norton Cyber Security Insights Report 2016. Disponível em [http://now.symassets.com/content/dam/norton/global/pdfs/norton_cybersecurity_insights/2016-Norton-Cyber-Security-Insights-Report.pdf. Acesso em 01 jul. 2018.

SYMANTEC. Norton Cyber Security Insights Report 2016. Global Comparisons. Disponível em: [https://www.symantec.com/content/dam/symantec/docs/reports/2016-norton-cyber-security-insights-comparisons-brazil-en.pdf]. p.1. Acesso em 01 jul. 2018.
TAPSCOTT. Don. Plano de ação para uma economia digital. Prosperando na nova era do e-business. São Paulo: Makron Books, 2000.p.357.
THE ECONOMIST. Art of lie. Disponível em: [https://www.economist.com/news/leaders/21706525-politicians-have-always-lied-does-it-matter-if-they-leave-truth-behind-entirely-art]. Acesso em 02 jul. 2018.
WARDLE, Claire. Fake news. It’s complicated. First Draft News. Harvard Kennedy School. Shorenstein Center on media, politics and public policy. Disponível em: [https://firstdraftnews.com/fake-news-complicated/]. Acesso em 02 jul. 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-24

Versões