FEDERALISMO BRASILEIRO E COOPERAÇÃO INTERFEDERATIVA:

UMA ANÁLISE DA LEI ALDIR BLANC EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v8i21.45715

Palavras-chave:

Aldir Blanc, Cooperação, Descentralização, Federalismo, Município.

Resumo

O federalismo como forma de organização estatal é utilizado por diversos países, cada qual atendendo as suas características e anseios. No Brasil ele foi fortemente influenciado pelos Estados Unidos, onde encontra-se um federalismo competitivo, contudo ao longo dos anos a influência da Lei Fundamental Alemã desencadeou um novo federalismo brasileiro. Passados trinta e três anos da promulgação da Constituição brasileira, os problemas ainda persistem, principalmente quanto ao compartilhamento de tarefas e não de recursos. Assim, questiona-se: a publicação da Lei Aldir Blanc efetiva uma cooperação inter federativa, com o compartilhamento de recursos para o desenvolvimento de ações no setor cultural, principalmente local? A estrutura metodológica dedutiva e hermenêutica inicia com o estudo do estado federal, após realiza uma abordagem sobre o federalismo brasileiro assimétrico, e ao final analisa a Lei Aldir Blanc, que foi publicada com o intuito de que os municípios possam desenvolver ações emergenciais destinadas ao setor cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Aguilar Camargo, UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL (UNISC)

Doutoranda e Mestre em Direitos Sociais e Políticas Públicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, com bolsa Prosuc CAPES. Bolsista da Confederação Nacional de Municípios/CNM.

Ricardo Hermany, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutor em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com Doutorado sanduíche pela Universidade de Lisboa; Pós-Doutor na Universidade de Lisboa; Professor da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito- Mestrado/Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC; Coordenador do grupo de estudos Gestão Local e Políticas Públicas – UNISC; Advogado.

Referências

ABRUCIO, Fernando Luiz. A reconstrução das funções governamentais no federalismo brasileiro. In: CARNEIRO, José Mario Brasiliense. (Org). Federalismo na Alemanha e no Brasil. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer, 2001.

BENZ, Arthur. Politikverflechtung und Dynamik des Föderalismus. In: BENZ, A. DETEMPLE, J.; HEINZ, D. Varianten und Dynamiken der Politikverflechtung im deutschen Bundesstaat. Berlim: Nomos Verlagsgesellschaft, 2016.

BERCOVICI, Gilberto. Dilemas do Estado Federal Brasileiro. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004.

CAMARGO, Daniela Arguilar. Federalismo no Brasil e na Alemanha: o fortalecimento da esfera local a partir dos consórcios intermunicipais. Dissertação. Programa de Pós Graduação em Direito mestrado e doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul, 161p. 2017.

DALLARI, Dalmo de Abreu. O estado federal. São Paulo, Saraiva, 2019.

KELLERER, Benedikt. Föderalismus, Regionalismus, Dezentralisierung - eine überholte Welt?. München: GRIN Verlag, 2009

KROPP, Sabine. Kooperativer Föderalismus und Politikverflechtung. Wiesbaden: Verlang, 2009.

MAGALHÃES, José Luiz Quadros de. Pacto Federativo. Belo Horizonte: Mandamentos, 2000.

REVERBEL, Carlos Eduardo Dieder. O federalismo numa visão tridimensional do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

ROZELL, Mark J; WILCOX, Clyde. Federalism: a very short introduction. New York: Oxford, 2019.

SCHARPF, Fritz W. Föderalismusreform: Kein Ausweg aus der Politikverflechtung ? Berlin: Verlag GmbH, 2009.

SCHLÜTER, Karen. Föderale kompetenzverteilung am Beispiel der Bundesrepublik Deutschland. In: DETTERBECK, K.; RENZSCH, W.; SCHIEREN, S. Föderalismus in Deutschland. Oldenbourg: Wissenschaftsverlag GmbH, 2010.

WILLIAMS, R. F.; G. A. TARR. Subnational Constitutional Space: A View from the States, Provinces, Regions, Länder, and Cantons. In TAAR, G. A. WILLIAMS, R. F. MARKO, J. (eds). Federalism, Subnational Constitutions, and Minority Rights. New York: Praeger, 2004.

ZIMMERMAN, Joseph. Contemporary American Federalism: The Growth of National Power. New York: Praeger. 1992.

Publicado

2022-05-05