ASPECTOS DA INTERCULTURALIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA À LUZ DO DIREITO FRATERNO

Autores

Resumo

A atual situação de pandemia instaurada no mundo vem obrigando a humanidade repensar conceitos até então consolidados. Os questionamentos acerca disto são vários, mas o que se busca analisar é como as medidas de contenção do vírus pode se adequar às diferentes realidades e cultura, em especial, dos povos indígenas, que têm conceitos de casa e saúde muito diversos da cultura dominante. Assim, observou-se a necessidade de se estabelecer um diálogo intercultural, por meio de uma hermenêutica diatópica, que considere quais as medidas mais eficazes para serem aplicadas de acordo com a realidade de cada povo. Para a pesquisa será utilizado o método dedutivo e realizada revisão de literatura com dados de organizações internacionais, notícias e, em especial, o referencial teórico do Direito fraterno de Elígio Resta. Conclui-se que a pandemia reafirma a necessidade de implantação do Código Fraterno proposto por Elígio Resta que consiste em um modelo de vida compartilhada que estabelece parâmetros para que a própria humanidade defenda os direitos humanos e, consequentemente, de maneira plural e participativa inclua todos os povos, dentro da sua diversidade, no processo de tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Hilario Aguilera Urquiza, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Associado da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenador da Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFMS). Professor da Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).Doutorado em Antropologia (Universidade de Salamanca/Espanha). Pós - doutorado na Universidad Tres de Febrero (UNTREF/Buenos Aires/Argentina).

Jamile Gonçalves Serra Azul, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul

Defensora Pública do Estado de Mato Grosso do Sul. Especialista em Ciências Criminais pela Universidade Anhanguera. Especialista em Direito Sistêmico pela Hellinger Schule. Mestranda em Direitos Humanos da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Publicado

— Atualizado em 2021-05-31