CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA E POLÍTICA CRIMINAL:

NEOLIBERALISMO POLÍTICO-CRIMINAL EM SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v9i22.48110

Resumo

O presente trabalho tem por objeto de analise a política criminal no neoliberalismo e de como os mecanismos de segurança se apresentam como mercadorias dentro de uma economia neoliberal financeirizada. O objetivo é investigar as relações entre a implementação das políticas econômicas de cunho neoliberal e o fenômeno da complexificação do sistema punitivo e seus reflexos nas políticas econômica e criminal na realidade brasileira, analisando as políticas adotadas e o investimento que se tem feito, quiçá no exemplo privilegiado do Estado de Santa Catarina. A pesquisa foi realizada através da metodologia dedutiva, com emprego de material bibliográfico, bem como se procedeu, para análise do objeto, a utilização de publicações oficiais. De maneira preliminar, uma vez que este estudo necessita de investigações contínuas, pode-se afirmar que se chegou a conclusão de que a hipótese de confirma, ou seja, a política criminal adotada para o Estado de Santa Catarina converge com as demandas do capitalismo financeiro neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson da Silva Leal, Universidade do extremo Sul Catarinense (UNESC)

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do extremo Sul Catarinense (UNESC), Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pelotas, co-líder do Grupo Pensamento Jurídico Crítico – linha Criminologia Crítica (UNESC). 

Amanda Costamilan, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Graduada em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Pesquisadora vinculada ao Grupo Pensamento Jurídico Crítico – linha Criminologia Crítica (UNESC) e ao Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania (NUPEC/UNESC). Pesquisa a questão criminal numa perspectiva crítica, decolonial e abolicionista, estudando a criminologia crítica latino-americana com a intersecção de teorias raciais, de gênero e de classe.

Publicado

2022-07-10