CRÍTICA DA ECONOMIA POLÍTICA E POLÍTICA CRIMINAL:

NEOLIBERALISMO POLÍTICO-CRIMINAL EM SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v9i22.48110

Resumo

O presente trabalho tem por objeto de analise a política criminal no neoliberalismo e de como os mecanismos de segurança se apresentam como mercadorias dentro de uma economia neoliberal financeirizada. O objetivo é investigar as relações entre a implementação das políticas econômicas de cunho neoliberal e o fenômeno da complexificação do sistema punitivo e seus reflexos nas políticas econômica e criminal na realidade brasileira, analisando as políticas adotadas e o investimento que se tem feito, quiçá no exemplo privilegiado do Estado de Santa Catarina. A pesquisa foi realizada através da metodologia dedutiva, com emprego de material bibliográfico, bem como se procedeu, para análise do objeto, a utilização de publicações oficiais. De maneira preliminar, uma vez que este estudo necessita de investigações contínuas, pode-se afirmar que se chegou a conclusão de que a hipótese de confirma, ou seja, a política criminal adotada para o Estado de Santa Catarina converge com as demandas do capitalismo financeiro neoliberal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jackson da Silva Leal, Universidade do extremo Sul Catarinense (UNESC)

    Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do extremo Sul Catarinense (UNESC), Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Direito pela Universidade Católica de Pelotas, co-líder do Grupo Pensamento Jurídico Crítico – linha Criminologia Crítica (UNESC). 

  • Amanda Costamilan, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Graduada em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Pesquisadora vinculada ao Grupo Pensamento Jurídico Crítico – linha Criminologia Crítica (UNESC) e ao Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos e Cidadania (NUPEC/UNESC). Pesquisa a questão criminal numa perspectiva crítica, decolonial e abolicionista, estudando a criminologia crítica latino-americana com a intersecção de teorias raciais, de gênero e de classe.

Publicado

2022-07-10