A (IN) COMPATIBILIDADE DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS POR MEIO DO PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA E DAS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL E O FETICHISMO CONSTITUCIONAL COMO MECANISMO INIBIDOR DA PARTICIPAÇÃO POPULAR

Autores

Resumo

A presente pesquisa busca apresentar um estudo sobre a suposta incompatibilidade da solução de problemas sociais por meio do processo de judicialização da política e das relações sociais no contexto brasileiro. O objetivo é buscar equilibrar os pratos da balança entre democracia e constitucionalismo, entre participação política e efetivação de direitos, esclarecendo que a Constituição estabelece a relação entre o universo jurídico e o universo político. O trabalho empregará uma abordagem interdisciplinar, valendo-se de premissas da sociologia, teoria política e direito. Para a realização da investigação utilizou-se o método dedutivo, mediante análise bibliográfica. De acordo com o estudo, foi possível observar que o “fetichismo constitucional” e a judicialização excessiva da política e das relações sociais propostas nesse cenário de máxima efetividade das normas constitucionais enfraquecem a participação cidadã e não configuram o caminho adequado para a construção das soluções para os problemas sociais que afetam a população brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Nunes Apolinário, Universidade Federal de Pelotas

Professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em ‘Derechos Fundamentales” pela ‘Universidad Autónoma de Madrid”. Professor das disciplinas de Hermenêutica Jurídica, Teoria da Constituição e Direito Eleitoral (Graduação). Professor das disciplinas de Teoria dos Direitos Fundamentais, Jurisdição Constitucional, Controle de Constitucionalidade e Tutela dos Direitos Sociais e Constituição e Estado Social (PPGD – Mestrado em Direitos Sociais na UFPEL). Coordenador do Projeto de Pesquisa ‘Estado, Constituição e Direitos Fundamentais” e Coordenador do Grupo de Estudos ‘Constituição, Cidadania e Direitos Fundamentais”.

Ândreo Almeida, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Direito pela UFPEL. Advogado.

Publicado

2024-02-21