JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE E TEORIA DOS SISTEMAS SOCIAIS

REVISÃO NARRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v9i22.50002

Resumo

A complexidade da judicialização da saúde abre espaço à matriz de investigação sistêmica. Qual o estado da arte dos estudos sobre judicialização pela abordagem da Teoria dos Sistema Sociais de Niklas Luhmann? Os objetivos deste estudo são identificar a percepção do fenômeno e a compreensão de seus efeitos e indicar as lacunas da área. Fez-se uma revisão narrativa da literatura, levantada nos sites Scielo, Lilacs e Google Acadêmico com os termos “Judicialização da Saúde” AND “Teoria de Sistemas”. A análise foi diagramada em quadros conceituais utilizando as categorias teóricas complexidade; autorreferencialidade; acoplamento estrutural; comunicação e tomada de decisão. O principal resultado é a identificação da judicialização como uma sobrecarga do sistema judicial, marcado por seu fechamento operativo. Como contribuição se apresenta a formulação das lacunas de pesquisa: a natureza sistêmica da judicialização, o levantamento de evidências empíricas, o parâmetro sobre o fenômeno por região  e a metodologia de observação sistêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Krishina Day Carrilho Bentes Lobato Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Desenvolvimento Socioambiental e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora adjunta da Faculdade de Direito da UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (UFPA).

Leandro Cavalcante Lima, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD). Advogado no Paraná (OAB/PR).

Publicado

2022-07-10