A INTERCULTURALIDADE NO NOVO CONSTITUCIONALISMO LATINO-AMERICANO:

UMA ANÁLISE A PARTIR DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL PLURINACIONAL DA BOLÍVIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v10i25.51282

Resumo

O presente texto busca analisar a interculturalidade na conjuntura do Novo Constitucionalismo Latino-Americano, utilizando como referência algumas decisões do Tribunal Constitucional Plurinacional da Bolívia. Para tanto, objetiva-se compreender a evolução dos constitucionalismos insurgentes na América Latina e sua evolução do multiculturalismo de cunho liberal à interculturalidade crítica; discorrer, no contexto do Novo Constitucionalismo Latino-Americano, acerca da Constituição da Bolívia e a consequente refundação do Estado e a instituição do Tribunal Constitucional Plurinacional da Bolívia; e, por fim, verificar de que maneira a interculturalidade se desvela nas decisões daquele tribunal. No que tange à metodologia, a abordagem empregada foi a hipotético-dedutiva e o procedimento, por seu turno, funcionalista. Ao final, constatou-se que a interculturalidade é um elemento central para a formulação das decisões daquela corte e, mais do que isso, fundamenta o projeto ético-político de orientação decolonial e emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio de Souza Bernardes, Universidade Franciscana - UFN

Advogado, Professor do Curso de Direito da Universidade Franciscana - UFN. Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Lutherana do Brasil – ULBRA.

Rômulo Soares Cattani, Universidade Franciscana -UFN

Advogado inscrito na OAB/RS sob o nº 120.833. Pós-graduando em Direito da Seguridade Social na Faculdade Legale. Bacharel em Direito pela Universidade Franciscana - UFN, tendo obtido Láurea Acadêmica pelo exemplar desempenho em ensino, pesquisa e extensão. Integrante do Grupo de Pesquisa Teoria Jurídica no Novo Milênio (UFN), certificado no CNPq. ORCID ID 0000-0003-4191-6317.

Publicado

2023-06-27