DESAMPARO INSTITUCIONAL

A AUSÊNCIA DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GÊNERO EM ESCOLA DE DIREITO DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO PAÍS

Autores

Resumo

A proposta deste artigo é tentar contribuir com a discussão sobre política institucional de gênero no ambiente de Curso de Direito e na respectiva instituição de ensino superior. Para isso, ensaia-se um retrato das práticas institucionais com relação ao tema de uma instituição pública de ensino superior localizada no Sul do Brasil, a partir da cultura organizacional e da interseccionalidade. Este escrito, assim, caracteriza-se como pesquisa de campo, de caráter exploratório e de abordagem qualitativa, a partir de estudo de caso apoiado em revisão bibliográfica direcionada pelo pós-estruturalismo. Na organização do estudo, exibem-se informações da instituição da pesquisa de campo; em seguida, são trazidos estudos sobre as nominações associadas à cultura organizacional. Por fim, a partir dos domínios de poder mostrados pela ferramenta analítica da interseccionalidade, tenta-se delinear um caminho para organizar uma proposta de diagnóstico de política de gênero para instituições de ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grazielly Baggenstoss, UFSC

Doutora em Direito, Política e Sociedade (UFSC), Mestra em Direito, Estado e Sociedade (UFSC). Doutora em Psicologia, com ênfase em Psicologia Social Crítica: Subjetividades e Gênero. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Classe Adjunto, atuante no Curso de Graduação em Direito, permanente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito (PPGPD). Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Direito e Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (CNPq/UFSC). Pesquisadora do Margens (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero) do Departamento de Psicologia da UFSC. Pesquisa sobre estudos do campo ético-político, práticas antidiscriminatórias, estudos de gênero e feminismos, estudos críticos do Direito. 

João Manuel de Oliveira, Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Doutorado e mestrado em Psicologia Social e Organizacional pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Portugal. Graduação em Psicologia Social e das Organizações. Pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE, Portugal. Professor no programa de doutoramento em Psicologia do Departamento de Psicologia Social e Organizacional e pesquisador permanente do Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-IUL (Portugal). 

Maria Juracy Filgueiras Toneli, UFSC

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou pós-doutorado pela Psicologia Social na UFMG (2009) e na Universidade do Minho/Portugal (2009-2010). Professora visitante do PPG Psicologia da Universidade Federal do Ceará entre maio de 2022 e maio de 2023.

Publicado

2024-02-21