TRANSIÇÃO DE ENERGIA E "DUE DILIGENCE" CORPORATIVA NO CONTEXTO DA COMPLEMENTARIDADE ENTRE OS DIREITOS HUMANOS E OS DIREITOS DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v9i22.54797

Resumo

O artigo analisa como a emergência climática afeta não apenas os direitos humanos, mas também os direitos da natureza, tendo estes últimos como um sujeito autônomo e independente. Os direitos humanos e a natureza estão interligados e relacionados através da noção de integralidade. Esta noção é construída de duas maneiras: dos direitos humanos aos direitos da natureza e dos direitos da natureza aos direitos humanos. Diante da emergência climática, para proteger os direitos humanos e a natureza, a solução é reduzir as emissões de GEE, o que, segundo o consenso global de especialistas, só pode ser alcançado através da transição energética. Neste contexto, o artigo estabelece um princípio orientador: a transição energética não é simplesmente uma questão de substituir fontes de energia fóssil por fontes renováveis; a transição deve ser orientada pelo desenvolvimento sustentável, a proteção da natureza e o respeito aos direitos humanos. Assim, levando em conta que os projetos de transição de energia são principalmente liderados e implementados por empresas, um elemento chave que deve orientá-la é a due diligence corporativa sobre os direitos humanos, que, em virtude da integralidade dos direitos humanos, devem estar interligados com a proteção da natureza (due diligence da natureza) e a luta contra emergências climáticas (climate due diligence).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Henry Jiménez Guanipa, Institut für Berg- und Energierecht (Alemanha)

    Doutor em Direito pela Universidade Ruhr-Bochum e Mestre em Direito (LL.M) pela Universidade de Heidelberg. Pesquisador visitante no IBE (Uni-Bochum) e na MPI-Heidelberg. Palestrante e coordenador de vários programas e seminários internacionais sobre mudança climática, energia e direitos humanos. Consultor sênior em projetos de eficiência energética. Coordenador Geral da Rede Internacional sobre Mudança Climática, Energia e Direitos Humanos (RICEDH). Membro do escritório de advocacia WIRTH.

  • Javier Tous, Universidad del Norte (Colômbia)

    Professor, Departamento de Direito, Universidad del Norte. Fellow, Universidad del Norte. PhD candidate, Centro de Pesquisa em Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário (CRDH), Universidade Panthéon-Assas. Mestrado em Direitos Humanos e Direito Humanitário, Universidade Panthéon-Assas. Mestrado em Organizações Internacionais e Proteção dos Direitos Humanos, Universidade Católica de Lyon. Mestrado em História, Teoria e Prática dos Direitos Humanos, Universidade Pierre Mendès France. Advogado, Universidade Nacional da Colômbia.

Publicado

2022-07-10