TRANSIÇÃO DE ENERGIA E "DUE DILIGENCE" CORPORATIVA NO CONTEXTO DA COMPLEMENTARIDADE ENTRE OS DIREITOS HUMANOS E OS DIREITOS DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v9i22.54797

Resumo

O artigo analisa como a emergência climática afeta não apenas os direitos humanos, mas também os direitos da natureza, tendo estes últimos como um sujeito autônomo e independente. Os direitos humanos e a natureza estão interligados e relacionados através da noção de integralidade. Esta noção é construída de duas maneiras: dos direitos humanos aos direitos da natureza e dos direitos da natureza aos direitos humanos. Diante da emergência climática, para proteger os direitos humanos e a natureza, a solução é reduzir as emissões de GEE, o que, segundo o consenso global de especialistas, só pode ser alcançado através da transição energética. Neste contexto, o artigo estabelece um princípio orientador: a transição energética não é simplesmente uma questão de substituir fontes de energia fóssil por fontes renováveis; a transição deve ser orientada pelo desenvolvimento sustentável, a proteção da natureza e o respeito aos direitos humanos. Assim, levando em conta que os projetos de transição de energia são principalmente liderados e implementados por empresas, um elemento chave que deve orientá-la é a due diligence corporativa sobre os direitos humanos, que, em virtude da integralidade dos direitos humanos, devem estar interligados com a proteção da natureza (due diligence da natureza) e a luta contra emergências climáticas (climate due diligence).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henry Jiménez Guanipa, Institut für Berg- und Energierecht (Alemanha)

Doutor em Direito pela Universidade Ruhr-Bochum e Mestre em Direito (LL.M) pela Universidade de Heidelberg. Pesquisador visitante no IBE (Uni-Bochum) e na MPI-Heidelberg. Palestrante e coordenador de vários programas e seminários internacionais sobre mudança climática, energia e direitos humanos. Consultor sênior em projetos de eficiência energética. Coordenador Geral da Rede Internacional sobre Mudança Climática, Energia e Direitos Humanos (RICEDH). Membro do escritório de advocacia WIRTH.

Javier Tous, Universidad del Norte (Colômbia)

Professor, Departamento de Direito, Universidad del Norte. Fellow, Universidad del Norte. PhD candidate, Centro de Pesquisa em Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário (CRDH), Universidade Panthéon-Assas. Mestrado em Direitos Humanos e Direito Humanitário, Universidade Panthéon-Assas. Mestrado em Organizações Internacionais e Proteção dos Direitos Humanos, Universidade Católica de Lyon. Mestrado em História, Teoria e Prática dos Direitos Humanos, Universidade Pierre Mendès France. Advogado, Universidade Nacional da Colômbia.

Publicado

2022-07-10