SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E AVALIAÇÕES DE IMPACTO PARA DIREITOS HUMANOS

Autores

Resumo

O presente trabalho, a partir de uma abordagem exploratória, realiza uma análise do funcionamento de sistemas de inteligência artificial, problematizando os impactos decorrentes do desenvolvimento e uso de tais sistemas para direitos humanos. Nesse sentido, exploram-se os impactos discriminatórios para grupos historicamente marcados por vulnerabilidades, buscando-se demonstrar que o uso de sistemas de inteligência artificial pode aprofundar desigualdades e violações já existentes, impactando tais grupos de modo diferenciado. No plano normativo, analisam-se as estratégias de regulação da inteligência artificial, com enfoque para a elaboração de avaliações de impacto a partir de uma abordagem centrada em direitos humanos. Em conclusão, aponta-se que, embora as avaliações de impacto sejam importantes instrumentos para accountability e formação de uma estrutura de governança de sistemas de inteligência artificial, devem observar a existência de riscos inaceitáveis, caso contrário, podem legitimar práticas que violam direitos humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Machado, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta do Departamento de Direito Público Material e do corpo docente permanente do PPGD (Direito e Inovação) da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG. Doutora e Mestre em Direito, área de concentração Teoria do Estado e Direito Constitucional, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com estágio doutoral junto à Harvard Law School e atuação como pesquisadora visitante na Boston College Law School. Tem experiência na área de Direito, com ênfase na relação entre inovação, direitos humanos e violências institucionais; poder judiciário e política;  constitucionalismo digital. 

Carolina Giovanini, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Direito e Inovação no PPGD da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisadora do NEAPID.

Nathan Paschoalini, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Direito e Inovação no PPGD da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do Núcleo de Coordenação da Rede de Pesquisa em Governança da Internet. Pesquisador do NEAPID.

Sergio M A C Negri, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Departamento de Direito Privado e do corpo permanente do PPGD em Direito e Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor e Mestre em Direito Civil pela UERJ, com especialização junto à Università di Camerino (Itália). Coordenador do NEAPID.

Publicado

2024-02-21