GÊNERO E DIREITO À CIDADE

REPENSANDO O PLANEJAMENTO DAS CIDADES PELA PERSPECTIVA FEMININA

Autores

Resumo

Este artigo visa compreender o direito à cidade pela perspectiva de gênero, investigando a interação das mulheres com o ambiente urbano. Por meio de uma contextualização das condições das mulheres na cidade, explorou a evolução do direito das mulheres à ocupação dos espaços públicos e o impacto das dinâmicas de gênero no acesso urbano. A pesquisa, de caráter bibliográfico, se apoia em revisão de literatura relacionada à vivência feminina nos espaços urbanos, com o intuito de evidenciar que, a despeito dos avanços significativos em direção à igualdade de gênero, ainda se faz necessário um (re)planejamento e uma (re)concepção das cidades que incorporem as necessidades e perspectivas das mulheres em todas as esferas de decisão pública, social e econômica. Este estudo busca contribuir para a construção de cidades mais inclusivas e equitativas, enfatizando a importância da participação feminina ativa no planejamento urbano.

Palavras-chave: direito à cidade; direitos das mulheres; desigualdade de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Batistella Devólio, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Mestra cum laude em Direitos Humanos e Desenvolvimento Social na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Graduada em Direito por esta universidade. 

Giulia Martins Alvarez, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)

Mestra em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2023), área de concentração "Direitos Humanos e Desenvolvimento Social". Especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2020). Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020). Bacharela em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2012). Membro do grupo de pesquisa "Gênero, Raça, Classe, Menoridade e outras vulnerabilidades" (CNPq/PUC-Campinas).

Fernanda Carolina de Araujo Ifanger, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Professora titular categoria A1 da PUC-Campinas. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito (PPGD) da PUC-Campinas. Orientadora de mestrado. Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (2014), mestre em Direito Pela Universidade de São Paulo (2010), Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006).

Publicado

2025-04-02