DESAMPARO INSTITUCIONAL

A AUSÊNCIA DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GÊNERO EM ESCOLA DE DIREITO DE INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO PAÍS

Authors

Abstract

The purpose of this article is to try to contribute to the discussion on institutional gender policy in the Law Undergraduation environment and in the respective education institution. For this, a portrait of institutional practices in relation to the theme of a public institution of education located in the South of Brazil is rehearsed, based on organizational culture and intersectionality. Therefore, this writing is characterized as field research, with an exploratory character and a qualitative approach, based on a case study supported by a bibliographic review guided by post-structuralism. In the organization of the study, information from the field research institution is displayed; then, studies are presented on the nominations associated with organizational culture. Finally, from the domains of power shown by the analytical tool of intersectionality, an attempt is made to outline a path to organize a proposal for a diagnosis of gender policy for education institutions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Grazielly Baggenstoss, UFSC

Doutora em Direito, Política e Sociedade (UFSC), Mestra em Direito, Estado e Sociedade (UFSC). Doutora em Psicologia, com ênfase em Psicologia Social Crítica: Subjetividades e Gênero. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Classe Adjunto, atuante no Curso de Graduação em Direito, permanente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito (PPGPD). Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Direito e Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (CNPq/UFSC). Pesquisadora do Margens (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero) do Departamento de Psicologia da UFSC. Pesquisa sobre estudos do campo ético-político, práticas antidiscriminatórias, estudos de gênero e feminismos, estudos críticos do Direito. 

João Manuel de Oliveira, Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Doutorado e mestrado em Psicologia Social e Organizacional pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Portugal. Graduação em Psicologia Social e das Organizações. Pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, ISCTE, Portugal. Professor no programa de doutoramento em Psicologia do Departamento de Psicologia Social e Organizacional e pesquisador permanente do Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-IUL (Portugal). 

Maria Juracy Filgueiras Toneli, UFSC

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora titular do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou pós-doutorado pela Psicologia Social na UFMG (2009) e na Universidade do Minho/Portugal (2009-2010). Professora visitante do PPG Psicologia da Universidade Federal do Ceará entre maio de 2022 e maio de 2023.

Published

2024-02-21