POR UM DIREITO À LIBERDADE:

RAUL SEIXAS E A SOCIEDADE ALTERNATIVA

Autores

  • Leilane Serratine Grubba Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito da Faculdade Meridional Professora Permanente
  • Amanda Muniz Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v4i7.261

Palavras-chave:

Direito e Música, Liberdade, Rock, Raul Seixas, Law & Music, Freedom

Resumo

O presente artigo, de alcance conceitual, tem por objeto a relação entre Direito e Música e busca demonstrar de que forma a música pode ser utilizada como veículo de contestação e luta social, a partir do exemplo de Raul Seixas. Tendo alcançado sucesso de público no período ditatorial brasileiro, época na qual os direitos e garantias fundamentais, como a liberdade de expressão, eram tolhidos arbitrariamente, o artista procurou utilizar seu status social e sua audiência para disseminar ideais relativos à liberdade individual. Conhecedor da Lei de Thelema, Raul ressignificou esse postulado esotérico e o aplicou no campo social e político brasileiro, de modo a difundir suas premissas como forma de luta e resistência contra a ditadura. O artigo, nesse sentido, irá problematizar uma forma de se utilizar a música como objeto de estudo do direito, a partir do exemplo de Raul Seixas, bem como uma forma de como a música pode influenciar o campo social, político e jurídico. Para tanto, metodologicamente, se buscará investigar como e por que a música deve ser considerada uma promissora fonte de estudos jurídicos; na sequência, será contextualizada a situação brasileira da década de 70, época de maior sucesso de Raul Seixas, e investigada a maneira como o artista utilizou de seu lugar de destaque para denunciar e contestar o status quo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leilane Serratine Grubba, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito da Faculdade Meridional Professora Permanente

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional (IMED). Professora da Escola de Direito da Faculdade Meridional (IMED). Pesquisadora da Fundação Meridional. Coordenadora do grupo de pesquisa MAR – Migração, Asilo e Refúgio (CNPq/IMED), e do grupo de pesquisa FUNDDIH – Fundamentos e Dimensões dos Direitos Humanos (CNPq/IMED). Líder do Centro de Direito, Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade, vinculado à IMED.

 

Amanda Muniz Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Direito e Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharela em Direito pelas Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros (MG-FADISA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Conhecer Direito (NECODI – UFSC/CNPq). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Modelagem e Compreensão de Sistemas Sociais: Direito, Estado, Sociedade e Política (UFSC/CNPq). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Direito das Mulheres (CCJ/UFSC). Membro do Núcleo de História e Rock – NEHROCK (CFH/UFSC). Bolsista CAPES.

Referências

ABAD, Manuel D. Lasconcienciasdel rock. Um largo trayeto del inconformismo a la

integración. In., Ábaco, 2 Epoca, n. 9/10, Tolerância frente a exclusión (1996). Published por Centro de Iniciativas culturales y estudios econonomicos y sociales

(CICESS). p. 111-118.

BAHIANA, Ana. Eu em noites de sol. In: PASSOS, Sílvio (org.). Raul Seixas por ele mesmo. São Paulo: Martin Claret, 1990.

BOSCATO, Luiz Alberto de Lima. Vivendo a Sociedade Alternativa: Raul Seixas no Panorama da Contracultura Jovem. 2006. 258 f. Tese (Doutorado em História) –

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2006. Disponível em: < http://migre.me/sINvu>. Acesso em 17 jan. 2016.

BUDA, Toninho. Os movimentos alternativos. In: PASSOS, Sylvio (org). Raul Seixas: uma antologia. São Paulo, SP: Martin Claret, 2000.

BUENO, Cássio Scarpinela. Direito, interpretação e norma jurídica: Uma aproximação musical do direito. In: NANNI, Giovanni Ettore (coord.). Temas relevantes do direito civil contemporâneo: estudos em homenagem ao Professor Renan Lotufo. São Paulo: Atlas, p. 170-193, 2008. Disponível em: <http://migre.me/skb6H> . Acesso em 06 dez. 2015.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2008.

CARVALHO, Salo de. Das Subculturas Desviantes ao Tribalismo Urbano (Itinerários da Criminologia Cultural através do Movimento Punk). In: LINCK, José Antônio Gerzson; MAYORA, Marcelo; PINTO NETO, Moysés; CARVALHO, Salo de. Criminologia cultural e rock. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011, p. 149-223. Disponível em:

<http://migre.me/skHtF>. Acesso em 07 dez. 2015.

CARVALHO, Walter. Raul: o início, o fim e o meio. 2012, 100 min.

CROWLEY, Aleister. Liber AL vel Legis: O Livro da Lei. Disponível em: <http://migre.me/sINAN>. Acesso em: 17 jan. 2016.

ESSINGER, Silvio. O Baú do Raul Revirado. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995.

FERREIRA, Bianca Márcia. A Sociologia de Raul Seixas – A arte como espelho social de sua época. 96 f. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Faculdade de

Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2013. Disponível em: < http://migre.me/sINFX>. Acesso em 17 jan. 2016.

FRANS, Elton. Raul Seixas: a história que não foi contada. São Paulo: Irmãos Vitale, 2000.

GODOY, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito e literatura: os pais fundadores John Henry Wigmore, Benjamin Nathan Cardoso e LonFuller. In: André Trindade; Germano Schwartz. (Org.). Direito e literatura: o encontro entre Themis e Apolo, p. 21-50. Curitiba: Juruá, 2008.

GRUBBA, Leilane Serratine. Conhecer os direitos humanos em Dom Quixote: a dicotomia entre idealidade e realidade. Revista Direitos Culturais, v. 10, n. 20, p. 13-

, 2015.

LIMA, Luiz. Vivendo a Sociedade Alternativa: Raul Seixas no seu Tempo. São Paulo: Terceira Margem, 2007.

LOPES, Mônica Sette. Uma metáfora: Música&Direito. São Paulo: LRT, 2006.

MAURO, André. O último anarquista. In: PASSOS, Sílvio (org.). Raul Seixas por ele mesmo. São Paulo: Martin Claret, 1990. OLIVO, Luiz Carlos Cancellier de. Panorama da pesquisa em Direito e Literatura. In: Luis Carlos Cancellier de Olivo. (Org.). Novas contribuições à pesquisa em direito e literatura. Florianópolis: Editora da UFSC - Editora da Funjab, 2012, v. 6.

ORTIZ, Renato. Estudos culturais. Tempo soc., São Paulo , v. 16, n. 1, p. 119-127, June 2004. Disponível em: < http://migre.me/rZpU0 >. Acesso em: 01 nov. 2015.

PEREIRA, Daniele; AGUINEL, Marco. O controle do Direito e a Sociedade Alternativa de Raul Seixas: uma análise da proposta (in)sustentável da cidade das estrelas. In: Anais do II Congresso Internacional de Estudos do Rock. Cascavel, 2014. Disponível em: <http://migre.me/skHvB>. Acesso em: 07 dez. 2015.

PINTO NETO, Moysés. Itinerários errantes do rock: dos Beatles ao Radiohead. In: LINCK, José Antônio Gerzson; MAYORA, Marcelo; PINTO NETO, Moysés;

CARVALHO, Salo de. Criminologia cultural e rock. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011, p. 49-94. Disponível em: <http://migre.me/skHtF>. Acesso em 07 dez. 2015.

RADA NETO, José. As aventuras de Raul Seixas no campo musical: trajetória artística e relações com a indústria fonográfica (1967-1974). 347 f. Dissertação

(Mestrado em Sociologia Política) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012. Disponível em: <http://migre.me/sINSa>. Acesso em: 06 dez. 2015.

RAUL SEIXAS. Só pra variar. In: Abre-teSésamo: Sony Music Enterteinment,1980. Faixa 05. CD.

_____. Sociedade Alternativa. Sociedade Alternativa. In: Gita: Philips, 1974. Faixa 07. CD.

RIDENTI, Marcelo. Cultura e política: os anos 1960-1970 e sua herança. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. O Brasil Republicano – o

tempo da ditadura: regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

RORTY, R. Objectivity, RelativismandTruth: PhilosophicalPapers Volume I. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

SCHWARTZ, Germano. Direito & Rock: o BRock e as expectativas normativas da Constituição de 1988 e do Junho de 2013. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2014. Ebook não paginado.

SEIXAS, Kika (org). Raul Rock Seixas. São Paulo: Globo, 1996.

SEIXAS, Raul. Krig-Ha, Bandolo! (O Grito de Guerra). In: PASSOS, Sylvio (org.). Raul Seixas por ele mesmo. São Paulo: Martin Claret, 1990.

SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Ed. 34, 2008.

SOUZA, Tárik de. (org). Baú do Raul. São Paulo: Globo, 1992.

TEIXEIRA, Rosana Câmara. KRIG-HA, BANDOLO! Cuidado, aí vem Raul Seixas!. Rio de Janeiro: Editora 7 Letras, 2008.

UEHLEIN, Joel. Na overture into the future: the music of social justice. In., Labor Forum. n. 9. United States: Sage Publications, p. 24-34, 2001.

WARD, Ian. Law and Literature: Possibilities and perspectives. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

WHITE, James Boyd. The Legal Imagination: abridged edition. Chicago: The University of Chicago Press, 1985.

Downloads

Publicado

2017-06-13 — Atualizado em 2021-03-30

Versões