EL CONCEPTO DE LIBERTAD EN LA DIALÉCTICA NEGATIVA:

ELEMENTOS PARA LA RENUNCIA DE LOS DERECHOS FUNDAMENTALES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v9i24.51290

Resumen

El artículo analiza el concepto de libertad a partir de la obra de Theodor W. Adorno, Dialéctica negativa, especialmente en su primer modelo, caracterizado por el choque con la filosofía kantiana. Cuestionando la libertad pensada como la autonomía de las voluntades que se reconcilian, busca revelar que la posición de Adorno va en la dirección de que la libertad se enreda con la no-libertad. De esta manera, busca extraer elementos para la resignificación de este derecho fundamental de la movilización crítica operada por Adorno, al tiempo que cuestiona posiciones adoptadas por la teoría tradicional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nairon Antognolli, Pontificia Universidade Católica de Campinas

Mestrando e graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Desenvolve projeto de iniciação científica "O conceito da liberdade na Dialética Negativa" vinculado a linha de pesquisa de Política Públicas e Direitos Humanos, sob orientação do professor Dr. Vinicius Gomes Casalino. Integrante do Grupo de Pesquisa "A Crítica do Direito e a Subjetividade Jurídica" (Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo), coordenado pelo Prof. Dr. Alysson Leandro Mascaro. Tem interesse na área de Direito, com ênfase em Teoria Geral do Direito, Filosofia do Direito e Dialética.

Vinicius Casalino, Pontificia Universidade Católica de Campinas

Professor titular da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) em regime integral e dedicação exclusiva, ministrando aulas de direito tributário no curso de graduação e seminários avançados de pesquisa (teoria da linguagem e hermenêutica jurídica) no curso de pós-graduação. Orientador de mestrado, está vinculado à linha de pesquisa Direitos Humanos e Políticas Públicas do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento Social com pesquisas sobre mudanças estruturais da economia capitalista e políticas públicas e análise crítico-positiva dos direitos humanos. Pós-Doutor pelo Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Doutor e Mestre pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco-USP), instituição pela qual obteve o grau de bacharel em direito. Pós-doutorado em andamento pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Publicado

2022-12-31