IL CONCETTO DI LIBERTÀ NELLA DIALETTICA NEGATIVA:

ELEMENTI PER LA RINUNCIA AI DIRITTI FONDAMENTALI

Autori

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v9i24.51290

Abstract

L'articolo analizza il concetto di libertà dall'opera di Theodor W. Adorno, Negative Dialectics, soprattutto nel suo primo modello, caratterizzato dallo scontro con la filosofia kantiana. Mettendo in discussione la libertà intesa come autonomia di volontà riconciliatrici, cerca di rivelare che la posizione di Adorno va nella direzione in cui la libertà è intrecciata con la non-libertà. In tal modo, si cerca di estrarre elementi per la risignificazione di questo diritto fondamentale dalla mobilitazione critica operata da Adorno, pur rimettendo in discussione posizioni assunte dalla teoria tradizionale.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Nairon Antognolli, Pontificia Universidade Católica de Campinas

Mestrando e graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Desenvolve projeto de iniciação científica "O conceito da liberdade na Dialética Negativa" vinculado a linha de pesquisa de Política Públicas e Direitos Humanos, sob orientação do professor Dr. Vinicius Gomes Casalino. Integrante do Grupo de Pesquisa "A Crítica do Direito e a Subjetividade Jurídica" (Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Universidade de São Paulo), coordenado pelo Prof. Dr. Alysson Leandro Mascaro. Tem interesse na área de Direito, com ênfase em Teoria Geral do Direito, Filosofia do Direito e Dialética.

Vinicius Casalino, Pontificia Universidade Católica de Campinas

Professor titular da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) em regime integral e dedicação exclusiva, ministrando aulas de direito tributário no curso de graduação e seminários avançados de pesquisa (teoria da linguagem e hermenêutica jurídica) no curso de pós-graduação. Orientador de mestrado, está vinculado à linha de pesquisa Direitos Humanos e Políticas Públicas do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento Social com pesquisas sobre mudanças estruturais da economia capitalista e políticas públicas e análise crítico-positiva dos direitos humanos. Pós-Doutor pelo Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Doutor e Mestre pelo Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco-USP), instituição pela qual obteve o grau de bacharel em direito. Pós-doutorado em andamento pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Pubblicato

2022-12-31