HISTORIOGRAFIA DO MOVIMENTO HOMOSSEXUAL NO BRASIL ENTRE 1978 E 1984: EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE NAS INTERVENÇÕES PELA IMPRENSA NAS TENSÕES DO ESPAÇO PÚBLICO.

Autores

Resumo

JUSTIFICATIVA: Esta pesquisa historiográfica objetivou construir fontes que possibilitem uma aproximação do debate sobre educação e sexualidade no período entre 1978 a 1984, a partir das intervenções pela imprensa do movimento homossexual no Brasil. Procurou-se, a um só tempo, complexificar análises existentes sobre a experiência de luta dos grupos do movimento homossexual no período, bem como avançar na investigação dos processos que tornaram a educação sexual uma das demandas de luta do movimento homossexual desde 1980. Os materiais utilizados para a pesquisa foram o jornal Lampião da Esquina (1978-1981), o jornal e boletins Chanacomchana (1981-1987), além de cartas e documentos dos encontros do movimento homossexual. A partir das fontes, os temas educação, sexualidade, família e religião constituem o núcleo tenso do debate ético e político do movimento homossexual no período. Desta forma, procurou-se contribuir para o campo da história da educação, a fim de elaborar questões para pensar as tensões indomáveis que emergem no debate sobre sexualidade, interesse público e vida privada na modernidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SÁ, Rosana Pena de. Historiografia do movimento homossexual no Brasil entre 1978 e 1984: educação e sexualidade nas intervenções pela imprensa nas tensões do espaço público. 2016. 171 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

FONTES

Boletim Chanacomchana,São Paulo, Galf, n.3, 1983.

Boletim Chanacomchana,São Paulo, Galf, n.4, 1983.

ARQUIVO EDGARD LEUENROTH - AEL (BRASIL/SP)

Coleção Somos

Coleção GGB

Coleção Galf

Downloads

Publicado

2020-12-15