HISTORIOGRAFIA DO MOVIMENTO HOMOSSEXUAL NO BRASIL ENTRE 1978 E 1984: EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE NAS INTERVENÇÕES PELA IMPRENSA NAS TENSÕES DO ESPAÇO PÚBLICO.
Résumé
JUSTIFICATIVA: Esta pesquisa historiográfica objetivou construir fontes que possibilitem uma aproximação do debate sobre educação e sexualidade no período entre 1978 a 1984, a partir das intervenções pela imprensa do movimento homossexual no Brasil. Procurou-se, a um só tempo, complexificar análises existentes sobre a experiência de luta dos grupos do movimento homossexual no período, bem como avançar na investigação dos processos que tornaram a educação sexual uma das demandas de luta do movimento homossexual desde 1980. Os materiais utilizados para a pesquisa foram o jornal Lampião da Esquina (1978-1981), o jornal e boletins Chanacomchana (1981-1987), além de cartas e documentos dos encontros do movimento homossexual. A partir das fontes, os temas educação, sexualidade, família e religião constituem o núcleo tenso do debate ético e político do movimento homossexual no período. Desta forma, procurou-se contribuir para o campo da história da educação, a fim de elaborar questões para pensar as tensões indomáveis que emergem no debate sobre sexualidade, interesse público e vida privada na modernidade.
Téléchargements
Références
SÁ, Rosana Pena de. Historiografia do movimento homossexual no Brasil entre 1978 e 1984: educação e sexualidade nas intervenções pela imprensa nas tensões do espaço público. 2016. 171 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
FONTES
Boletim Chanacomchana,São Paulo, Galf, n.3, 1983.
Boletim Chanacomchana,São Paulo, Galf, n.4, 1983.
ARQUIVO EDGARD LEUENROTH - AEL (BRASIL/SP)
Coleção Somos
Coleção GGB
Coleção Galf
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Fluminense de Educação Física 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.