DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A DISPUTA NOS RUMOS DA FORMAÇÃO
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi apresentar, após análise de dados empíricos sobre os cursos de formação de professores em geral, a problemática e os desafios colocados para a Educação em geral no atual momento histórico. A metodologia do trabalho considerou análise da conjuntura, os documentos legais, os dados sobre os cursos e posições de entidades a respeito da formação de professores. Conclui-se apresentando: a possibilidade de essência para a formação de professores segundo a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação (Anfope) e a possibilidade de essência apresentada por Grupos de Pesquisa e defendida por entidades, para formação de professores, que rompa com a subsunção ao projeto histórico capitalista que prevê a negação do conhecimento teórico, o relativismo científico e o avanço da barbárie
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.