A EDUCAÇÃO FÍSICA VINCULADA AO PROJETO SER E PERTENCER:

CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO RIO DE JANEIRO

Autores

Resumo

Este artigo traz um relato de experiência descrevendo as estratégias utilizadas para a valorização da disciplina Educação Física e como as aulas e projetos desta área contribuíram no processo de transformação pelo qual passou uma escola do município do Rio de Janeiro. Estas atividades tiveram como características marcantes o estímulo ao trabalho coletivo, interdisciplinaridade, o protagonismo dos estudantes, a valorização e ressignificação do espaço escolar e da sua comunidade, mesmo em meio a uma conjuntura de avanço do conservadorismo e de ataques à educação pública. As atividades desenvolvidas estiveram totalmente vinculadas ao projeto pedagógico da escola (Projeto Ser e Pertencer), construído coletivamente, que tem como principais objetivos o fortalecimento das identidades dos membros da comunidade e da própria unidade escolar, além de despertar o sentimento de pertencimento. Ao mesmo tempo em que a disciplina Educação Física ia sendo ressignificada, a escola vivenciava um processo de intensa transformação por meio de ações coletivas envolvendo todas as disciplinas e segmentos da comunidade escolar. Os resultados mostram a disciplina escolar mais valorizada diante de toda a comunidade e uma escola renovada. Concluímos que com uma gestão participativa, um projeto pedagógico construído coletivamente e um planejamento bem estruturado é possível alcançar transformações positivas efetivas em uma unidade escolar e no desenvolvimento do processo de aprendizagem contribuindo assim para a melhoria do ensino público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Vieira Junior, Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro

Professor de Educação Física com ampla experiência e formação. Concluiu o Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Fluminense no ano de 2011. Teve acréscimo a sua formação com as conclusões do Programa de Residência Docente no Colégio Pedro II (Pós Graduação) e do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Atualmente leciona nos municípios do Rio de Janeiro e Magé.

Ruth Mariani, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spread The Sign no Brasil. Desenvolvo pesquisas ligados à didática, Educação Inclusiva, tecnologia assistiva, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com deficiências nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Coordeno o projeto Galileu Galilei, Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, sensibilização, adaptação de materiais, tecnologias e brincar.

Downloads

Publicado

2021-07-02