A EDUCAÇÃO FÍSICA VINCULADA AO PROJETO SER E PERTENCER:

CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO RIO DE JANEIRO

Auteurs

Résumé

Este artigo traz um relato de experiência descrevendo as estratégias utilizadas para a valorização da disciplina Educação Física e como as aulas e projetos desta área contribuíram no processo de transformação pelo qual passou uma escola do município do Rio de Janeiro. Estas atividades tiveram como características marcantes o estímulo ao trabalho coletivo, interdisciplinaridade, o protagonismo dos estudantes, a valorização e ressignificação do espaço escolar e da sua comunidade, mesmo em meio a uma conjuntura de avanço do conservadorismo e de ataques à educação pública. As atividades desenvolvidas estiveram totalmente vinculadas ao projeto pedagógico da escola (Projeto Ser e Pertencer), construído coletivamente, que tem como principais objetivos o fortalecimento das identidades dos membros da comunidade e da própria unidade escolar, além de despertar o sentimento de pertencimento. Ao mesmo tempo em que a disciplina Educação Física ia sendo ressignificada, a escola vivenciava um processo de intensa transformação por meio de ações coletivas envolvendo todas as disciplinas e segmentos da comunidade escolar. Os resultados mostram a disciplina escolar mais valorizada diante de toda a comunidade e uma escola renovada. Concluímos que com uma gestão participativa, um projeto pedagógico construído coletivamente e um planejamento bem estruturado é possível alcançar transformações positivas efetivas em uma unidade escolar e no desenvolvimento do processo de aprendizagem contribuindo assim para a melhoria do ensino público.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

José Carlos Vieira Junior, Secretaria de Educação Municipal do Rio de Janeiro

Professor de Educação Física com ampla experiência e formação. Concluiu o Curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal Fluminense no ano de 2011. Teve acréscimo a sua formação com as conclusões do Programa de Residência Docente no Colégio Pedro II (Pós Graduação) e do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Atualmente leciona nos municípios do Rio de Janeiro e Magé.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Especialização Lato Sensu em Educação Física Especial na Área de Deficiência Mental (Universidade Castelo Branco). Tenho a graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Sou professor docente I - Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, atualmente leciono no Mestrado Profissional de Diversidade e Inclusão como professor permanente. Atuei como coordenadora executiva do projeto Internacional Spread The Sign no Brasil. Desenvolvo pesquisas ligados à didática, Educação Inclusiva, tecnologia assistiva, confecção de materiais adaptados com o intuito de auxiliar os alunos com deficiências nas classes regulares de ensino, filosofia esta que defendo e é adotada atualmente nas instituições na qual trabalho. Coordeno o projeto Galileu Galilei, Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de docentes, políticas publicas, diversidade, sensibilização, adaptação de materiais, tecnologias e brincar.

##submission.downloads##

Publiée

2021-07-02