Um OLHAR SOBRE AS DINÂMICAS NA ESCOLA DA PONTE:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CURRÍCULO EM GERAL E EM ESPECÍFICO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Este trabalho foi construído a partir da minha dissertação de mestrado, defendida na Universidade do Porto, Portugal que visou investigar as práticas pedagógicas da Escola da Ponte, designadamente os mecanismos de diferenciação, bem como as práticas de responsabilização e de autonomia dos alunos no currículo em geral e da área da Educação Física. Teve como universo empírico o contexto de uma Escola Pública, especificamente a Escola da Ponte, situada no concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, Portugal. O estudo objetivou analisar o projeto educativo “Fazer a Ponte”, conhecer o dia a dia desta escola, a sua proposta pedagógica e dinâmicas em geral e da Educação Física em particular. A análise temática foi materializada em três grandes temas: organização do trabalho pedagógico; dinâmica do trabalho e práticas pedagógicas em Educação Física. Os mecanismos de responsabilização, de autonomia e de diferenciação estão presentes no quotidiano escolar. O aluno surge como protagonista do seu aprender. As aulas de Educação Física decorrem num espaço de excelência, embora dividido com outra escola, Escola São Tomé de Negrelos, que, em parte, influencia o afastamento da disciplina da lógica de trabalho integrado no projeto “Fazer da Ponte”.
Palavras-chave: Escola da Ponte. Práticas Pedagógicas. Autonomia. Educação Física
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