A(s) INFÂNCIAS EM DIÁLOGO COM DANÇAS URBANAS
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO PANDÊMICO
Resumo
Este trabalho tem como propósito narrar a experiência do Projeto de Ensino “O que pode um corpo?” da Universidade Federal Fluminense na oficina realizada com as turmas de da Escola Municipal Jackson Figueiredo. Ela ocorreu no ano de 2020 em um formato online, através do aplicativo ZOOM por decorrência da pandemia mundial do Coronavírus. Realizamos a oficina no mês de Novembro, conhecido como mês da Consciência Negra, marcado pela morte dos Zumbis dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas. Nesse sentido, escolhemos trabalhar a história do Hip Hop por ser um movimento cultural advindo da comunidade periférica e negra dos Estados Unidos. Levamos referências de artistas negros e precursores do movimento Hip Hop assim como também dançarinos negros e brasileiros que atuam no cenário urbano. Em seguida, ensinamos alguns passos básicos que resultaram em uma pequena sequência coreográfica para que os alunos gravassem e postassem no aplicativo Tik Tok, muito usado e conhecido entre as crianças e jovens.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.