QUALIDADE NO GEO NELSON PRUDÊNCIO

O QUE PENSAM OS ALUNOS E PROFESSORES?

Autores

Resumo

A pesquisa aqui apresentada foi realizada no Ginásio Experimental Olímpico Nelson Prudêncio e se propôs a interpretar os sentidos de qualidade educacionais percebidos por professores, direção e estudantes do 9º ano escolar. Buscou-se evidenciar como a relação da proposta da SME-RJ de uma escola vocacionada para o esporte se traduz no contexto da prática. A investigação foi conduzida por meio de análise documental e aplicação de questionários aos atores alvo e operou com a abordagem do ciclo de políticas proposto por Stephen Ball e Richard Bowe. Na base da pesquisa está a crença na insuficiência de discussões a respeito da qualidade educacional que contemple apenas números e despreze as contribuições desses atores. Operando com a classificação de indicadores educacionais, esperamos contribuir para o debate atual sobre a qualidade da educação, sinalizando indicadores capazes de ampliar as discussões a respeito do tema, distanciando-se da ideia enganosa de rendimento acadêmico como único meio de aferição da qualidade.

Biografia do Autor

Renan Medeiros, SME-RJ

Mestre em Educação (ProPEd/UERJ, 2021). Graduado em Educação Física (UFRJ, 2009). Diretor adjunto da Prefeitura  da Cidade do Rio de Janeiro e Professor da Prefeitura de Magé. 

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação (PUC-Rio, 2005), com pós-doutorado em Avaliação Educacional (Un. Lisboa, 2019 - bolsa Capes-PrInt/Uerj). Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa (CNPq), Cientista do Nosso Estado (FAPERJ), Procientista (UERJ). Líder do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdades e Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2023-05-26